"/>
Literatura | Da redação/com Assessoria | 28/05/2014 18h03

Exposição "Verde é Vida" celebra meio ambiente

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no dia 5 de junho (quinta), às 8h30, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim a Exposição Literária “Verde é Vida”, que durante todo o mês de junho celebrará o meio ambiente através de obras históricas, científicas e fotográficas de grandes autores do Brasil e do mundo.
 
A mostra contará com livros científicos e fotográficos relativos ao meio ambiente, dentre os quais obras sobre a Amazônia antiga, conhecida como a grande floresta, pulmão do mundo e pátria das águas. Há um trabalho minucioso sobre as águas como fonte essencial de vida, incluindo um mapeamento das águas minerais do Brasil.
 
Há também belos trabalhos sobre a flora e flora brasileiras nas fotografias de Araquém Alcântara, como a a Amazônia, a Mata Atlântica, a Chapada Diamantina e o Pantanal; Estudos sobre a biodiversidade da mata atlântica, com fragmentos dela no Nordeste e suas bromélias do biólogo José Alves Siqueira Filho e do especialista em direito ambiental, Elton Leme.
 
Estão incluídos também os parques ecológicos nacionais com a maior biodiversidade do planeta, além dos principais ecossistemas encontrados na natureza brasileira na visão do maior geógrafo do país, o prof. Aziz Ab’Sáber e do fotógrafo Luiz Claudio Marigo, do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, os verdadeiros paraísos naturais do país como a Serra da Canastra, o caminho das pedras de Itatiaia, a costa dourada dos Corais, a Ilha do Bananal e a Ilha Grande submersa, além da Serra da Bodoquena, de Bonito e do Pantanal, verdadeiros santuários ecológicos, todos em Mato Grosso do Sul.
 
O encanto das aves brasileiras, verdadeiros berços de vida nas mãos do desenhista e naturalista Tomas Sigrist, do estudo sobre os guarás vermelhos do biólogo Robson Silva e Silva e da visão dos fotógrafos Amaro Luíz Alves e Ricardo Martins sobres as aves do Brasil, os segredos do mundo animal como o muriqui, o maior primata não-humano e mamífero endêmico e a diversidade de peixes existente no País e do submerso Brasil oceânico, das serpentes ilhoas e dos anfíbios do Parque de Ibitipoca, em Minas Gerais, também estarão presentes.
 
Um livro que chama bastante a atenção é Parem de Matar-me - o planeta em perigo, em que o autor, Ernest Snyder, aponta as crescentes agressões do homem ao meio-ambiente e, numa projeção futura, já que a edição brasileira é de 1978, previa para o anos 2000 as catástrofes que hoje vivenciamos como o perigo da radioatividade, dos venenos que ingerimos com os alimentos através dos pesticidas, da violência no trânsito e da poluição atmosférica, entre outras.
 
Também estarão em exposição obras como A luta de cada um e O empate contra Chico Mendes, do escritor Márcio Souza, que descreve a luta do líder acreano, sindicalista e ativista ambiental, que defendia os direitos dos povos da floresta para evitar o desmatamento de dez mil hectares de selva no Acre e que morreu assassinado por suas convicções.
 
Dentro dessa ótica, temos um clássico da literatura infanto-juvenil, “O menino do dedo verde”, do escritor francês Maurice Druon, uma fábula que trata pela primeira vez de questões sobre o tema Ecologia com muito lirismo, numa verdadeira mensagem de amor e respeito à natureza; Também estará na mostra Animais Mais Mais, um livro que envolve música, poesia do biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Paulo Robson de Souza em parceria com os alunos de uma escola de Campo Grande.
 
Exposições Literárias da Biblioteca Pública Estadual - O objetivo do projeto é divulgar a biblioteca com o propósito de dar visibilidade às obras que compõem o seu acervo, possibilitando a captação de novos usuários, estimulando assim o incentivo à leitura e a formação de novos leitores.
 
Os serviços oferecidos por uma biblioteca partem das necessidades básicas de fomentar o reconhecimento da população à oportunidade que lhes é oferecida em um espaço onde se preserva livros, informação, cultura e história. E por entender o acesso a leitura como um processo de transformação social e cultural, a biblioteca “Dr. Isaias Paim”, por meio de sua exposição literária, que acontece mensalmente e destaca obras de seu acervo contemplando temáticas pré-estabelecidas.
 
Serviço: A Exposição Literária “Verde é Vida” fica aberta na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim até o início de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Biblioteca fica no 2º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa nº 559. Outras informações podem ser feitas através dos telefones 3316-9161/9175/9177.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS