Literatura | Com FCMS | 23/10/2023 14h02

Encontro do Proler 2023 foi aberto com lançamento de livro

Compartilhe:

Foi aberto na noite de sexta-feira (23.10), na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o 24º Encontro do Proler. O evento tem por objetivo contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura.

O poeta Ruberban du Nascimento conduziu os trabalhos na abertura, realizando uma declamação de poesias numa espécie de diálogo com 31 poetas sul-mato-grossenses. “É uma satisfação imensa abrir o proler primeiro porque eu não conhecia Campo Grande. É a primeira vez que eu estou vindo, e participar de uma programação como essa do Proler, que é o fundamento básico atingir os estudantes, atingir aqueles interessados em literatura e leitura, para mim está sendo a realização de um sonho meu, estou muito grato de estar aqui”.

Rubervam também lançou aqui em Campo Grande o seu livro “De Dentro de Mim Partiu a Última Caravela”, livro premiado e editado em Portugal. “O livro é um longo poema cuja personagem é uma mulher que faz uma viagem saindo de um porto que nunca existiu porque essa viagem é uma viagem poética, e nunca chegou também em lugar algum, mesmo ela indo à procura do seu amado, do sol. Este livro conta, a partir da personagem, uma sobrevivente tutsi do genocídio de Ruanda, país africano que poucos conhecem. Eu resolvi, impactado por algumas imagens que eu vi no Museu do Genocídio em Ruanda, eu tive a oportunidade de conversar com uma das poucas tutsis que sobreviveram em Ruanda, e essa mulher sobreviveu por um acaso porque ela perdeu os três filhos, todos degolados com facão, que era a arma que eles utilizavam lá, perdeu o pai, a mãe e uma tia que morava em sua residência, e ela conseguiu subir ao sótão e se salvou, mas carrega, além do peso do que aconteceu com a família inteira, ela hoje vive com o filho objeto do estupro do genocídio. E quando eu fui conversar com ela, uma frase que me marcou e que me impulsionou a fazer a pesquisa e escrever este livro de poemas na verdade, foi quando eu perguntei para ela: ‘e essa criança?’ Ele adolescente, ficava escutando a gente conversar, e ela falou assim: ‘ele é que acolhe a minha solidão’. É uma frase muito forte, toda vez que eu toco nessa questão, me toma porque é uma situação muito complexa que ocorreu em Ruanda e eu tive a sensibilidade de trazer isso que é o livro ‘De Dentro de Mim Partiu a Última Caravela’”.

A coordenadora do Comitê Proler Estadual e do Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação de Cultura, Melly Sena., explica que o Rubervam veio para ministrar a Oficina de Comunicação Literária: A Palavra Sob Permanente Tensão. “Ele é um grande escritor que a gente trouxe para essa abertura que vai trabalhar a questão da musicalidade, da história oral, da história popular, é uma das temáticas para o nosso evento deste ano”.

O coordenador da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, Aparecido Melchíades, afirmou que é sempre um prazer trabalhar com o Proler. “A gente traz aqui para a Biblioteca o Proler, porque é a promoção da leitura. É o que a gente precisa fazer é não deixar morrer o Proler, nem que seja uma programação pequena, traz alguma coisa de interessante para a população. Hoje, por exemplo, estamos recebendo um escritor que já publicou livros em várias capitais do Brasil, é premiado em Portugal, é sempre um grande prazer trabalhar com o Proler, com o incentivo à leitura”.

A programação do Proler continua até o dia 27. As inscrições para as oficinas estão abertas e são gratuitas. Participe!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS