Literatura | Da redação | 06/06/2017 06h00

Curso de Letras da UEMS/CG recebe escritores para bate-papo

Compartilhe:

Nesta terça-feira (06), o curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, realiza uma tarde de bate-papo com os escritores Maurício de Almeida e Rafael Gallo. Os assuntos debatidos serão sobre formação de leitores, mediadores de leitura, literatura contemporânea e fruição literária.

O bate-papo será mediado pelo professor da UFMS Ramiro Giroldo, a partir das 14hs, no Bloco de Letras (amarelo) da UEMS em Campo Grande, que fica na Rodovia MS 080, em frente ao Conjunto José Abrão. A ação é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa de Literatura e Humanidades (UEMS/CNPq) e o projeto “Arte da Palavra”, do SESC Campo Grande. Mais informações com o Professor Daniel Abrão pelo email danielabrao7@gmail.com.

Maurício de Almeida é de Campinas. Formado em antropologia, é autor de Beijando Dentes (Record, 2008), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2007 na categoria contos, e do romance A Instrução da Noite (Rocco, 2016). Participou das coletâneas Como se não houvesse Amanhã (Record, 2010) e O Livro Branco (Record, 2012) e colabora em sites e revistas com resenhas e artigos sobre literatura, teatro e música. Tem contos publicados em diversas revistas e jornais, além de traduções para o espanhol na Machado de Assis Magazine e para o inglês no Contemporary Brazilian Short Stories.

Em parceria com o jornalista João Nunes, escreveu as peças Transparência da Carne (encenada pelo grupo República Cênica, de Campinas), No meio da Noite, Verão, Streaming e Arthur & Paul, ainda inéditas. Com o cineasta Caue Nunes, assinou o roteiro do curta-metragem 3×4, vencedor da categoria curtas regionais no 4º Festival de Paulínia em 2011, e do curta-metragem Ao redor da mesa (baseado em conto homônimo do autor e que foi aceito na sessão “Short Film Corner” de Cannes).

Rafael Gallo nasceu em São Paulo. É autor de Rebentar (Ed. Record, 2015), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, e Réveillon e outros dias (Ed. Record, 2012), coletânea de contos ganhadora do Prêmio Sesc de Literatura. Ambos os livros foram finalistas do Prêmio Jabuti. Tem ainda contos publicados em diversas revistas e antologias, como a Desassossego (Ed. Mombak, 2014) e a Machado de Assis Magazine (Ed. Biblioteca Nacional, 2012), que publicou tradução do conto Réveillon para o espanhol.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS