Literatura | Com Prefeitura de Corumbá | 09/01/2024 10h51

Clube do Gabi divulga relação de livros que serão debatidos em 2024

Compartilhe:

Criado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, o Clube do Gabi é um instrumento de fomento à leitura. O trabalho é coordenado pela Casa do dr. Gabi – Espaço de Memória e faz parte da programação sistemática da Sala do Poeta (espaço reservado à literatura-sul-mato-grossense).

O nome do clube é uma homenagem ao Dr. Gabriel Vandoni de Barros, por sua grande paixão pelos livros e intensa dedicação ao fomento da leitura na cidade.

Os debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades ou de outros estados, aproveitando-se da tecnologia para redução de distâncias geográficas. Os encontros online possibilitam também a valiosa contribuição dos (as) mediadores(as) convidados(as), pois a cada encontro alguém do universo da cadeia livreira (professores, escritores, editores, ilustradores, jornalistas) contribui para a discussão da obra, engrandecendo a experiência de leitura.

A curadoria dos livros, sob responsabilidade de José Gilberto Rozisca e Marcelle Saboya, visa oportunizar a bibliodiversidade. A lista dos livros selecionados apresenta uma variedade literária, como romances, poemas, contos, quadrinhos, literatura infanto-juvenil, livros de não ficção e conta também com os clássicos da tradição literária do estado de Mato Grosso do sul.

O link de acesso aos encontros é disponibilizado no instagram da Casa Dr. Gabi (@museu.casadrgabi) e da FCPH (@fcph.corumba) no dia do encontro.

Segue então, com nosso desejo de boas leituras, a lista dos livros já com a ordem em que serão lidos no Clube do Gabi, essa iniciativa feita para quem, assim como nós, é apaixonado(a) por literatura:

Janeiro – Olhos lilases, Jonattan Rodriguez Castelli

Fevereiro – A guerreira Portia, Bianca Resende

Março – Sonhos Selvagens, Dudu Azevedo

Abril – Ju-Ju-Judite – a girafa gaga, Juliana Cláudia Amorim

Maio – História sem nome, Lenilde Ramos

Junho – Salas dos sonhos – memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul, vol.II, Marinete Pinheiro

Julho – Coelhos, Marcelo Santos

Agosto – O patrimônio histórico-cultural de Ladário/MS – olhares sobre as manifestações populares e os bens a serem preservados, Daiani Lima dos Santos

Setembro – O matador e outros contos, Rogério Silva Pereira

Outubro – Corumbá reinventada, Eduardo Mendes

Novembro – Gramática expositiva do chão, Manoel de Barros

Dezembro – Só não disse..., Sá Junior da Cruz Lopes

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS