Literatura | com CG Noticias | 09/11/2022 12h46

Biblioteca Municipal promove lançamento do livro "Na sombra do Ipê"

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Campo Grande, realiza o lançamento de mais uma obra literária na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos. Trata-se do livro “Na Sombra do Ipê”, escrito pela jornalista e pesquisadora Mazé Torquato Chotil. O evento, organizado pela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), começa às 14h e é aberto ao público.

Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela EHESS, Mazé nasceu em Glória de Dourados, no interior do Estado. Ela morou em São Paulo por dez anos e se mudou em 1985 para Paris, onde reside até hoje. Em seu livro, a autora conta uma história que passa por temas como câncer, amizade, tempo e o amor à vida situada em dois universos: Paris e lugares de Mato Grosso do Sul que fizeram parte de sua infância.

O texto inclui experiências no vilarejo e no bolicho, onde a personagem tem sede de conhecimentos, e pequenos episódios cotidianos, como “esquentar o sol”; a morte súbita do pai da amiga e, mais tarde, o diagnóstico de sua própria enfermidade; os percalços do tratamento e a notícia trágica de sua doença terminal.

Obra de fina sensibilidade, a autora trava um monólogo interior, no fluxo da consciência, estilo tão afeito à literatura memorialística. Divide com sua amiga seu alter ego, o que lhe licencia confessar seus segredos mais recônditos… Realidade ou ficção? Como sabermos se ambas são projeções subjetivas imaginárias, sobretudo no passado, que se submete inexoravelmente às nossas escolhas interpretativas.

Serviço

A Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos fica localizada dentro do Horto Florestal, com acesso pela Rua do Parque, s/n.º, esquina com a Rua Joel Dibo. A cerimônia de lançamento do livro acontece à tarde, às 14h, com entrada gratuita.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS