Literatura | Com FCMS | 13/09/2023 13h51

Biblioteca Isaias Paim recebe lançamento de livro sobre arquitetura

Compartilhe:

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, recebe no dia 26 de setembro o lançamento do livro “Produção Arquitetônica do Município de Rio Brilhante – Mato Grosso do Sul – 1830 a 1960”, de autoria de Fábio Fernandes Martins Oliveira. A noite de autógrafos será iniciada às 20 horas. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Utilizando levantamentos fotográficos, relatos orais de descendentes dos pioneiros da região e desenhos das plantas de algumas edificações, o autor ilustra os ambientes e compartilha a história desses campos de vacaria, que se iniciaram na zona rural.

O livro também apresenta um lindo registro fotográfico dos lugares de memórias cujas edificações foram demolidas a partir da década de 1970. É uma oportunidade para os leitores embarcarem em uma jornada de conhecimento valioso, explorando um lugar, uma época e um povo.

“Ao projetar um olhar para o passado, torna-se possível uma nova perspectiva, que anteriormente foi pouco observada e que agora tem-se a possibilidade de percorrer caminhos e estradas sombreadas e adormecidas cm o tempo”, diz o autor.

O livro é fruo da pesquisa de doutorado do autor, Fábio Fernando Martins de Oliveira. Em suas andanças, o autor percorreu fazendas e o Centro de Rio Brilhante, registrando a importância de cada edificação, bem como se período construtivo, para este registro documental.

Fábio Fernando Martins Oliveira, nascido na cidade de Rio Brilhante – MS, é doutor e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp, especialista em Arquitetura de Edifícios Empresariais e graduado em Arquietura e Urbanismo pela Unigran. Atualmente, desempenha a função de arquiteto e urbanista na empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais LTDA, na Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul – MS, desde 2005. É docente no curso de Arquitetura e urbanismo da Unigran Capital, onde continua a compartilhar seu conhecimento e paixão pela arquitetura e design.

Serviço:

Lançamento do livro “Produção Arquitetônica do Município de Rio Brilhante – Mato Grosso do Sul – 1830 a 1960”, de autoria de Fábio Fernandes Martins Oliveira.

Data: 26 de setembro de 2023

Horário: 20 horas

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

Entrada franca

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS