Infantil | Com Portal do MS | 01/09/2019 09h11

'Arte com Pneus' contempla a 15ª instituição infantil

Compartilhe:

No mês em que a capital sul-mato-grossense completou 120 anos, quem ganhou um presentão foi a pequena Luana, de 5 anos. Ela e outros cerca de 120 alunos da pré-escola e primeiro ano da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, no bairro Jardim Aeroporto, agora podem brincar no parque de pneus instalado no local por meio de projeto desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Luana e a amiga Nicole comemoraram juntas a conquista para a escola, possibilitada após um pedido dela à secretária da Semed, Elza Fernandes, durante uma ação contra a dengue realizada este ano no local.

Ao todo, 12 brinquedos foram instalados, entre centopeia, quadriciclos, triângulo, escalador e triciclos, além de balanços, sendo aproveitadas as árvores para amarração das peças, num misto de natureza e conscientização ambiental, proporcionada também pelo reaproveitamento dos pneus.

“Agora vou brincar bastante nesse parque”, garantiu Luana. “Antes no recreio eu ficava lá na sala, agora posso brincar também”, completou Nicole enquanto abraçava a melhor amiga, durante a inauguração do parque nesta sexta-feira (30.8).

Localizada na zona oeste de Campo Grande, a Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo é a 15ª beneficiada com o projeto “Arte com Pneus”, realizado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Penitenciária de Segurança Máxima), que consiste no emprego da mão de obra de detentos na confecção de parques infantis, a partir do aproveitamento de pneus em desuso.

A iniciativa tem por objetivo oferecer mais opções de recreação e aprendizado aos alunos, já que as peças também são utilizadas para incrementar o conteúdo pedagógico das unidades, além de minimizar o impacto ambiental. O projeto foi idealizado e é coordenado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira e pelo técnico da Semed, Felipe Augusto da Costa.

Segundo a diretora da escola, Rosa Maria Rodrigues, atualmente estudam no local cerca 1.380 alunos, porém o parque será direcionado às series iniciais. “Esse é um belíssimo trabalho, que é de extrema importância aos nossos alunos, o nosso parque já estava desativado há algum tempo”, declarou, ressaltando o importante apoio possibilitado com a utilização da mão de obra prisional. “Será de grande valia para nós da educação e para a comunidade local também, já que seus filhos terão onde brincar”.

Promovido pela agência penitenciária do estado desde meados 2017, o “Arte com Pneus” já retirou do meio ambiente mais de 4,2 mil pneus sem uso, que se transformaram em brinquedos para parques de diversões. Além do fator social – que une ocupação produtiva e capacitação de detentos à oportunidade de levar educação lúdica e diversão às crianças – o trabalho também se destaca pelo papel ambiental que vem exercendo, além de contribuir para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Presente na inauguração do parque na escola do Jardim Aeroporto, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que a cada entrega é uma emoção diferente. “É uma satisfação enorme por ver o quanto, integrados e unidos, podemos fazer por essas crianças, pela sociedade e pelos detentos. Esse é o nosso trabalho, a ressocialização, e para isso precisamos de pessoas engajadas”, destacando as diversas parcerias e projetos desenvolvidos pela agência penitenciária.

Aud relatou que se emocionou quando um aluno o agradeceu ao pé do ouvido pelo parque. “Isso não tem preço, ver a alegria no rosto dessas crianças, e saber que estamos contribuindo para que pessoas, que estão momentaneamente privados de liberdade, tenham a oportunidade de se tornarem seres humanos melhores, que possam retornar ao convívio social para uma nova vida”, declarou.

Representando o prefeito Marcos Trad na solenidade de inauguração, o chefe de gabinete da Prefeitura, Alex de Oliveira Gonçalves, parabenizou o apoio da Agepen na realização de projetos sociais voltados à população de Campo Grande. “Obrigado Aud por estar sempre conosco nessa realização de novas entregas, de novas ações que estão sendo feitas”, agradeceu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS