Com traços de Milena, a líder quilombola, Tereza de Benguela, entra para o hall das Donas da Rua da História 

 

"/>
Infantil | Gabriel Furlan - Máquina CW | Mauricio de Sousa Produções | 26/07/2021 12h41

Turma da Mônica celebra Dia da Mulher Negra Afro-Caribenha

Compartilhe:

Você sabia que o dia 25 de julho foi instituído oficialmente como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra pela Lei n° 12.987/2014 no Brasil? É importante ressaltar que a data marca, também, a Diáspora africana, que envolveu migração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados.

Com o objetivo de trazer visibilidade e reforçar a importância dessa data, a Mauricio de Sousa Produções homenageia a mulher que dá nome a esse dia: Tereza de Benguela. A líder quilombola acaba de entrar para o hall das Donas da Rua da História. Parte do projeto Donas da Rua, a ação demonstra o compromisso da MSP como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, e tem como objetivo resgatar a trajetória de mulheres que marcaram a humanidade com suas ações.

Tereza de Benguela, ou Rainha Tereza, como ficou conhecida em seu tempo, viveu no século 18, no Vale do Guaporé, no Estado do Mato Grosso. E seus feitos fazem parte da história pouco contada do Brasil e que vem sendo resgatada pelo movimento negro.

Na época, a repressão ao movimento negro era brutal e tinha como objetivo intimidar os que lutavam. Depois de seu marido, José Piolho, ser morto por soldados, ela foi responsável pela liderança do Quilombo do Piolho (também conhecido como Quilombo do Quariterê), o maior do Mato Grosso. Segundo informações de documentos da época, esse refúgio abrigava mais de 100 pessoas, entre negros e indígenas e resistiu da década de 1730 ao final do século 18, depois de ter sido atacado pelo exército.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, trazer visibilidade para essa data e para a protagonista desse marco histórico é poder inspirar e empoderar outras meninas e mulheres. "Tereza foi uma mulher forte e que nos deixou um legado atemporal. Tereza foi e continua sendo exemplo de resistência", destaca.

Criado em 2016, o Donas da Rua tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Tereza de Benguela e todas as outras homenageadas podem ser conferidas no site: https://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS