Geral | Com Observatório do Cinema | 22/04/2024 14h46

Gostou de Alma de Caçador? Então você precisa ver esse filme da Netflix

Compartilhe:

A Lista da Vingança é um filme nigeriano produzido pela Netflix que se destacou pela sua trama envolvente de busca por vingança, ambientada em um cenário de crimes e injustiças. Dirigido por Editi Effiong, o filme apresenta o elenco, inclui talentos como Richard Mofe-Damijo e Ade Laoye.

PUBLICIDADE

O filme narra a história de um religioso enlutado que decide fazer justiça com as próprias mãos após seu filho ser preso e morto injustamente por um crime que não cometeu.

A produção apresenta um roteiro co-escrito pelo diretor em parceria com Bunmi Ajakaiye, destacando-se como uma das principais obras do ano para Nollywood, o nome pelo qual é conhecida a indústria cinematográfica na Nigéria.

LEIA TAMBÉM

Garotos Detetives Mortos
MUITO AGUARDADA

Garotos Detetives Mortos ganha trailer na Netflix; veja
Spy x Family está disponível no Crunchyroll
VEM AÍ?

Spy x Family vai ter 3ª temporada? Veja o que sabemos
Sobre A Lista da Vingança
Em meio à paisagem conturbada da Nigéria contemporânea, onde a corrupção parece estar entranhada nas estruturas mais profundas da sociedade e a violência policial muitas vezes passa sem punição, surge A Lista da Vingança, um filme que expõe as sombras ocultas da injustiça.

O filme tornou-se um dos destaques mais proeminentes do cenário cinematográfico nigeriano, conhecido como Nollywood.

Na trama, somos apresentados a Paul Edima (Richard Mofe-Damijo), um diácono pacifista cujo passado militar é obscurecido por um véu de segredos. Sua vida é subitamente dilacerada quando seu único filho é preso injustamente sob acusações de sequestro e, posteriormente, encontrado brutalmente assassinado.

Consumido por uma sede avassaladora de justiça, Paul decide agir por conta própria, lançando-se em uma perigosa jornada para confrontar uma gangue de policiais corruptos responsáveis pela morte de seu filho.

A Lista da Vingança mergulha nas profundezas sombrias de uma sociedade onde a corrupção se enraíza e a justiça parece uma miragem distante. Por meio da jornada de Paul, somos confrontados com questões urgentes sobre ética, moralidade e o preço da busca pela vingança em um mundo onde os sistemas de justiça falham repetidamente.

Entenda o final do filme
No desfecho de A Lista da Vingança, o temido General Issa (Alex Usifo Omiagbo) é confrontado com a queda de suas pretensões. O cerne dessa reviravolta está na divulgação de um vídeo secreto que expõe o militar assassinando soldados nigerianos. Essa revelação brutal faz com que o exército volte-se contra Issa, e gradualmente seus homens, que antes lhe eram leais, o abandonam um por um.

Com a verdade finalmente revelada sobre as ações de General Issa, Paul finalmente alcança um senso de justiça para seu filho (aparentemente) injustiçado e recebe seu corpo para um enterro digno. Paul então lidera uma cerimônia honrosa em memória do jovem, oferecendo-lhe o respeito e a dignidade que merecia desde o princípio.

Quanto ao destino de Victoria (Ade Laoye), uma jornalista investigativa cuja busca pela verdade a colocou em sérios apuros, sua jornada culmina em um desfecho surpreendente e empoderador. Apesar dos perigos enfrentados ao longo do filme, Victoria emerge viva no final e recebe das mãos de Paul a lista perigosa, conhecida como “black book”, contendo informações confidenciais.

Paul confia a Victoria a missão de fazer justiça, divulgando todas as informações contidas na lista. Com isso, torna-se evidente que o “black book” se torna o elemento central de A Lista da Vingança, passando de mão em mão.

Agora, com a lista em suas mãos, Victoria, que inclusive foi sequestrada durante sua investigação, está armada com os recursos necessários para desmantelar completamente os criminosos que ameaçaram tanto ela quanto Paul. Essa reviravolta não apenas evidencia a importância da verdade e da justiça, mas também ressalta o poder transformador do jornalismo investigativo em uma sociedade corroída pela corrupção.

Você pode assistir o filme A Lista da Vingança na Netflix.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS