Geral | Com Observatório do Cinema | 10/03/2024 08h00

Esse ganhador do Oscar quebrou recorde ao ficar em cartaz por 4 anos

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A longevidade é crucial para o sucesso de um filme; as exibições repetidas e a popularidade sustentada levam a sucessos de bilheteria. A campanha de marketing estratégico e o formato de exposição itinerante de A Noviça Rebelde contribuíram para seu sucesso prolongado.

O filme passou quatro anos e meio em cartaz, tornando-se um dos musicais de maior bilheteria quando ajustado pela inflação.

Embora os filmes musicais não sejam necessariamente considerados “sucessos de bilheteria em potencial” no ecossistema cinematográfico atual, a década de 1960 viu a estreia de vários musicais populares, que se tornaram grandes sucessos comerciais e de crítica.

Como poucas pessoas conseguiam assistir a uma produção original de palco no formato pretendido devido a restrições financeiras, os filmes musicais tiveram a oportunidade de expor os musicais populares a um público mais amplo.

Ambientado no início da era da Segunda Guerra Mundial, A Noviça Rebelde é centrado na aspirante a freira Maria (Julie Andrews), cuja natureza de espírito livre atrai a preocupação de sua mentora, a Madre Abadessa (Peggy Wood).

Determinada a dar a ela alguma experiência que a equipará melhor para seus futuros deveres na Igreja, a Madre Abadessa envia Maria para se juntar ao herói aposentado, o Capitão Georg von Trapp (Christopher Plummer), em sua vila.

A popularidade do próprio espetáculo da Broadway e o crescente poder de estrela de Andrews após o sucesso de sua atuação em Mary Poppins, um ano antes, certamente foram suficientes para gerar interesse do público.

No entanto, o sucesso recorde de Noviça Rebelde pode ser atribuído diretamente à forte campanha de marketing da 20th Century Fox.

Depois que o diretor Robert Wise foi contratado para dirigir a adaptação, o cineasta ganhador do Oscar contratou o especialista em publicidade Mike Kaplan para desenvolver uma extensa série de anúncios direcionados a publicações comerciais como Variety e The Hollywood Reporter.

De acordo com o livro The Sound of Music: The Making of America’s Favorite Movie, foi Kaplan quem ajudou a trazer agências externas para iniciar o ciclo de publicidade do filme o mais cedo possível.

Por que A Noviça Rebelde não saiu dos cinemas
A Noviça Rebelde conseguiu se conectar com o público e se tornar um dos maiores filmes da década.

A Noviça Rebelde liderou as bilheterias quando finalmente foi disponibilizado para o público de todo o país, tornando-se rapidamente o maior filme de 1965 em suas primeiras quatro semanas de lançamento.

Devido às respostas extremamente positivas do público e à falta de concorrência nas bilheterias, A Noviça Rebelde manteve a primeira posição por 30 das 43 semanas seguintes. Embora tenha sido certamente um “evento imperdível” que atraiu não cinéfilos de uma forma que o cinema de Hollywood raramente fazia, A Noviça Rebelde também conseguiu obter repetidas exibições.

Em algumas cidades que registraram os lucros, os proprietários de cinemas revelaram que o número total de ingressos vendidos excedeu a população da cidade.

Dessa forma, o filme se manteve por tempo recorde em cartaz.

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