Geral | com CG Noticias | 02/05/2023 13h14

Dia da Observação de Aves é marcado com trilha e city tour

Compartilhe:

Com passeio de City Tour em áreas de conservação natural da capital e trilha no Parque Estadual Matas do Segredo, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com o Instituto Mamede, celebrou o Dia Municipal da Observação de Aves. A data tornou-se parte do Calendário Oficial de Eventos do Município através da lei n.7023, sancionada pela prefeita Adriane Lopes, que também declara Campo Grande como a Capital do Turismo de Observação de Aves.

“Reconhecer Campo Grande como a capital do turismo de observação de aves é abrir oportunidades para a área turística do nosso município, gerando emprego, renda, movimentando a economia, além de reverenciarmos a beleza encantadora de nossos pássaros”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel.

Ao todo, 65 passarinheiros, como são conhecidos os apreciadores da observação de aves, participaram do evento nestas sexta-feira. Entre eles, estava Cecília Monteiro, de 8 anos, que se destacava do grupo por carregar um caderninho com capa desenhada a mão a tiracolo. A pequena aventureira anotava cada nova espécie descoberta durante o percurso. “Eu gosto muito de pássaros e meus pais me levam sempre para estes passeios. Hoje já anotei aqui que vi bem-te-vi, sabiá-laranjeira, tucano, periquito. Eu escrevo aqui e mostro para os meus amiguinhos e eles pedem para eu fazer um caderno igual e ensiná-los a observar pássaros também”.

No grupo, também estavam Renata Acácio e Thomas Nunes, que vieram de Palmas (TO) justamente para a prática de observação de aves nativas da nossa região. O casal, que é proprietário de uma agência de turismo em Tocantins, veio à capital sul-mato-grossense em busca de inspirações para o empreendimento. “Estamos maravilhados com a preservação das áreas verdes de Campo Grande e a quantidade de aves que pudemos contemplar, inclusive no centro da cidade”, afirmou Renata.

Durante a trilha, os aventureiros tiveram contato direto com a natureza às margens da nascente do córrego Segredo. No passeio, que durou cerca de uma hora e meia, os participantes conseguiram observar aproximadamente 60 espécies de aves. “É importante pensarmos que essa observação acontece em áreas livres. Os pássaros não estão presos, enjaulados, eles estão soltos em seu ambiente natural. Incentivamos essa prática de contato com a natureza, de coexistir, pois não estamos sós, há diversas espécies convivendo conosco. É só observarmos a quantidade de aves que conseguimos identificar em apenas um passeio”, afirmou Simone Mamede, diretora do Instituto Mamede.

O birdwatching, como também é conhecido o turismo de observação de aves, vem crescendo no Brasil, e especialmente em Campo Grande, que já registra mais de 400 espécies espalhadas desde os canteiros centrais da Avenida Afonso Pena, até áreas de preservação como o Parque dos Poderes. Além disso, a capital já está incluída no Roteiro para o Turismo de Observação de Aves na Rota Bioceânica, em que integram Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Além de munícipes e turistas, participaram do evento representantes dos grupos de observação de aves Visit MS, Wiki Aves, Avistar, E-bird Brasil e Save Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS