Geral | Com Prefeitura de Coxim | 16/04/2024 14h53

Coxim comemora 126 anos com cultura, esporte, fé e cidadania

Compartilhe:

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, a cidade de Coxim, localizada no coração do Mato Grosso do Sul, comemorou seu 126º aniversário em grande estilo. Os eventos festivos destacaram a união da comunidade, a fé, o progresso e a paixão pelo esporte.

A programação começou na quarta-feira, 10 de abril, com uma emocionante missa de ação de graças na Catedral São José. A comunidade coxinense se reuniu para celebrar e expressar gratidão pelas bênçãos recebidas. O evento religioso simbolizou a profunda fé e o espírito de gratidão que permeiam a vida dos moradores.

No dia do aniversário, a cidade acordou em festa com um desfile comemorativo que contou com a participação de mais de 80 instituições locais. O desfile foi um verdadeiro espetáculo de diversidade e engajamento, com autoridades municipais e estaduais presentes. O Secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, representando o governador Eduardo Riedel, prestigiou o evento. Após o desfile, uma visita às obras patrocinadas pelo governo do estado foi realizada, incluindo reformas em escolas e a tão aguardada obra do ‘buracão’.

No mesmo dia, a Rede Educativa MS entrou no ar no município, proporcionando conteúdo educativo e cultural através dos canais 4.1 e 4.2. Essa iniciativa é resultado de uma parceria estratégica com a Prefeitura Municipal, visando enriquecer a vida dos cidadãos coxinenses.

À tarde, na Câmara Municipal, aconteceu a Sessão Solene de entrega do Título Cidadão. A praça João Ferreira de Albuquerque foi o ponto de partida para a emocionante Marcha para Jesus, que reuniu centenas de fiéis e lideranças religiosas. O show do Pastor Lucas abrilhantou o evento, trazendo uma mensagem de esperança e união para todos os presentes.

Na sexta-feira, 12 de abril, a programação cultural continuou com os shows de Lurdinha e Banda e da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, que atraíram milhares de pessoas no Centro de Tradições Nordestinas (CTN). A música e a alegria foram os destaques da noite, celebrando a rica cultura e a energia contagiante da cidade.

Além das festividades, um marco significativo para a saúde pública foi alcançado: a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo prédio do Centro de Hemodiálise. Essa iniciativa representa um avanço crucial para a cidade, que continuará a prosperar e cuidar de seus cidadãos com dedicação e comprometimento.

No último sábado, dia 13 de abril, a cidade de Coxim, conhecida como a “Capital do Norte”, testemunhou um marco significativo para a saúde pública: a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo prédio do Centro de Hemodiálise. A cerimônia ocorreu pela manhã, no estacionamento do Hospital Regional Álvaro Fontoura, e contou com a presença do deputado federal Geraldo Resende. Essa iniciativa representa um avanço crucial para a cidade, que continuará a prosperar e cuidar de seus cidadãos com dedicação e comprometimento.

No final da tarde, a bola rolou no estádio André Borges, popularmente conhecido como o Caldeirão do Borjão, com a emocionante final da Copa Coxim “Copa Edson Gomes Matheus (Japão)”. O Olaria sagrou-se campeão deste ano, enquanto o Libertá ficou com o vice-campeonato. Simultaneamente ao futebol, a 2ª Corrida de Rua “Capital do Norte” agitou as ruas, com a participação de dezenas de atletas e crianças.

O sábado de festa continuou com adrenalina e entretenimento. O grupo Jacaré do Brejo realizou manobras radicais em motos, enquanto o show de Fábio Costa e do Grupo Tradição animou os coxinenses no Baile da Cavalgada no CTN.

No domingo, dia 14, bem cedo, os amantes do esporte tiveram a oportunidade de participar da Marathon de Mountain Bike (AMCC) na AABB. Mais de 250 atletas de várias partes do Brasil pedalaram pelas trilhas desafiadoras, celebrando a paixão pelo ciclismo. A tradicional Cavalgada percorreu as ruas da cidade e finalizou no CTN, onde um almoço festivo ao som de Ed e Wanderson e do Trio Violada encantou a todos. Destaque especial para o talentoso sanfoneiro Gerson Douglas, que proporcionou um espetáculo à parte.

As comemorações não param por aí. Ao longo do mês, estão previstos eventos como a Oficina de Elaboração de Roteiros Turísticos e a inauguração da nova prefeitura de Coxim. Essa moderna estrutura promete trazer mais conforto e melhores condições de trabalho aos servidores, além de um atendimento mais eficiente à população.

As comemorações pelos 126 anos de Coxim continuam a todo vapor! Além dos eventos já mencionados, prepare-se para mais momentos marcantes nos próximos dias:

Quarta-feira, dia 17: No auditório do SEBRAE, acontecerá a Oficina de Elaboração de Roteiros Turísticos. Uma oportunidade imperdível para explorar os encantos da nossa cidade e planejar roteiros que atraiam visitantes e valorizem nossa cultura local.
Sexta-feira, dia 19:
Inauguração da Nova Prefeitura: Às 9h da manhã, será o momento solene de inaugurar o novo prédio da prefeitura de Coxim. Essa moderna estrutura proporcionará mais conforto e melhores condições de trabalho aos servidores, além de um atendimento mais eficiente à população.
4ª Roda de Conversa LGBTQIAP+: na UFMS campus Coxim, às 13h30, teremos uma roda de conversa importante para promover a diversidade e o respeito. Todos são bem-vindos para participar desse diálogo enriquecedor.
Palestra: A Valorização do Clínico: Às 15h, no Auditório José Guedes, o médico Dr. Luiz Ovando compartilhará insights sobre a importância do trabalho clínico na saúde da nossa comunidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS