Gastronomia | Da Redação/Com Prefeitura de Três Lagoas | 02/07/2015 15h07

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento participaram da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo

Compartilhe:

No dia 29 de junho técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Departamento de Turismo, designados pelo secretário Luciano Dutra, participaram da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, que está sendo realizada até nesta quinta-feira (02) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

O objetivo da participação dos técnicos foi à procura por novos conhecimentos e inovações do setor gastronômico e de turismo, além da busca de experiências sobre organização e estruturação de eventos desse segmento uma vez que existe intenção de realizar um evento similar, porém em moldes e dimensão diferentes.

O diretor do Departamento de Turismo, Otony Avila Ornellas, destacou que participação na Semana Nacional de Gastronomia e Turismo foi uma excelente oportunidade para idealização e concretização de um projeto de um festival gastronômico no Município.

“A metodologia desse projeto como participantes, parceiros, segmentos, pratos, premiação, custos e etc. ainda serão definidos e as informações adquiridas nesse evento serão de fundamental importância para o festival que temos a intenção de realizar em Três Lagoas”, explicou Ornellas.

Otony destacou ainda que o departamento elaborará o projeto do festival para, posteriormente, buscar possíveis parceiros para a realização do evento. “Queremos de início desenvolver um festival local envolvendo todos que trabalham com o setor gastronômico do Município e futuramente um que envolva todas as cidades que fazem parte da Costa Leste”.

“Outro aspecto abordado foi as palestras nos mais diversos temas, como: legislação que impactam o setor do Turismo, a monocultura gastronômica, a gastronomia como atrativo turístico entre outras, e diversos outros temas que nos propiciou atualização em relação as tendências voltadas ao segmento do turismo”, comentou a turismóloga Thaís A. Moura Alves.

O Evento - O Sebrae e Senac realizaram entre os dias 29 de junho e 02 de julho a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo. Durante os quatro dias de evento, foram oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além de um encontro nacional de chefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira.

Entre as palestras promovidas durante a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, foi possível conhecer um pouco mais sobre a tendência do momento, o Food Truck. Traduzido do inglês, “caminhão de comida” ou carro de comida, é um espaço móvel que transporta e vende comida. A nova onda da gastronomia mundial, que vem transformando o conceito de comida de rua.

Ainda foi possível saber mais sobre temas como: negócio de garagem, negócio sobre rodas, orgânicos saudáveis, segurança alimentar, qualificação de serviços e pessoas, entre outros.

Foram quatro dias intensos de atividades nos três períodos, com receitas da cozinha show do Senac, que ensinou a preparar barrinhas saudáveis, batata pantaneira, nhoque de mandioca, doce de tomate, entre outras, além de apresentar a tendência slow food, um conceito de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar, para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição.

O evento contou também com a participação de parceiros como Sebrae, que levou dicas e orientações para empreendedores; da Famasul, que organizou a participação de agricultores da região, que fizeram exposição de seus produtos em uma minifeira; além de diversas empresas ligadas ao turismo e à gastronomia no Estado.

Quem foi ao evento também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cozinha de uma comitiva pantaneira, que proporcionou ao público atrações culturais e degustações.

A Semana de Gastronomia contou ainda com a presença de 17 chefs de várias regiões do País, que participam do Encontro Nacional de Chef’s (Enchefs), e apresentaram aulas show, com pratos variados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS