Exposição | Com Sectur | 07/09/2022 08h22

Patrícia Helney destaca o folclore do pantanal em nova exposição

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande promove mais um vernissage de artistas contemplados pelo Prêmio Ipê de Artes Visuais. Desta vez a coleção é assinada pela artista plástica Patrícia Helney, que tem mais de 40 anos de carreira e um currículo com mais de 130 exposições. A abertura começa às 19h.

A mostra “Cultura Entrelaçada” é composta por 27 obras, entre elas um diorama e pinturas em acrílico sobre tela, que retratam a cultura de diferentes cidades do interior. “Mato Grosso do Sul é um estado que detém uma diversidade ímpar – e que eu procuro resgatar. Apresento-a por meio de diversas festas populares e do cotidiano do homem pantaneiro, que tem em suas veias o sangue do bandeirante português, do sertanista paulista e do índio e que adquiriu uma maneira particular de ler os fenômenos da natureza”, explica Patrícia.

Nos trabalhos, os visitantes podem admirar retratos das festas de São João em Corumbá, São Sebastião no Pantanal e de São Pedro Pescador, além da Festa do Divino e do Festival Toro Candil em Porto Murtinho. Também são reproduzidos hábitos da etnia terena, incluindo casamentos na aldeia. Todas as imagens são baseadas em memórias e experiências da artista, que vem percorrendo o Estado e o mundo nos últimos 20 anos para manter a inspiração, conhecer novas culturas e promover sua arte a um público cada vez maior.

Patrícia Helney e mais 20 artistas que desenvolvem seus trabalhos em Mato Grosso do Sul e Campo Grande foram contemplados no Prêmio Ipê de Artes Visuais com o valor de R$ 5 mil. Como contrapartida do edital, todos os selecionados deverão também ministrar uma oficina gratuita – dentro do prazo de um ano – para que possam compartilhar um pouco de suas técnicas com novos talentos locais.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, vem acompanhando as exibições e falou sobre a importância do projeto. “É um prazer ver espaços de cultura da cidade sendo ocupados com arte – e, mais importante, arte da nossa terra, que valoriza os nossos artistas e o que o Estado tem de melhor. O Prêmio Ipê é resultado da atenção que a gestão tem dedicado ao segmento, e vamos colher os frutos disso no futuro com mais campo-grandenses se apaixonando pelas artes visuais e novos talentos sendo descobertos”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS