Eventos | Da redação/com FCMS | 15/05/2014 11h03

Pontos de cultura representarão o MS na TEIA Nacional

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Através de investimentos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, produtores e artistas de dois Pontos de Cultura representarão o Estado na TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece em Natal (RN) entre os dias 19 e 24 de maio.

Eleitas representantes de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, a titular Claudia Medeiros, do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Aquidauana) e a suplente Tânia Mara Rodrigues, do Ponto de Cultura Abaete (Dourados) foram eleitas delegadas para a TEIA Nacional durante o Fórum Regional de Mato Grosso do Sul, que aconteceu de 11 a 13 de julho de 2013 em Campo Grande.

O Estado participará também com duas apresentações especiais selecionadas por meio de edital: os Pontos de Cultura Centro de Tradições Pantaneiras – CTP, de Rio Verde e Colônia Paraguaia, de Campo Grande, ambos da Rede Estadual. Ambas as apresentações foram viabilizadas através de recursos repassados pela Fundação de Cultura.

O Pot- Pourri Guarânico, do Centro de Tradições Pantaneira, é uma compilação do Maestro Luís Estevam (professor de violão e canto coral) que mistura cinco famosas músicas de estilo Guarânia: Chalana, Cabecinha no Ombro, Tocando em Frente, Trem do Pantanal e Rasqueado Apaixonado, acompanhadas por violões, baixolão e percussão feita com guampas, fruto da oficina de percussão com a professora Ruth Estevam. Embarcam nesta caravana 18 pessoas, entre adolescentes e adultos.

Já o Ponto de Cultura Colônia Paraguaia apresentará o Grupo de Danças Folclóricas. Criado em 2011 com objetivo de disseminar a cultura paraguaia, o grupo, que é formado por crianças, adolescentes e adultos, em pouco tempo tornou-se um dos principais pólos artísticos da entidade, sendo requisitado para abrilhantar os mais diferentes tipos de eventos e festivais. Em sua trajetória o grupo Danças Folclóricas Colônia Paraguaia já se apresentou em praticamente todos os teatros da Capital, além de escolas publicas e particulares.

“Para nós dirigentes da Colônia Paraguaia foi uma bela surpresa sermos selecionados em meio a tantos grupos maravilhosos de todo o Brasil, até por se tratar de um trabalho que busca a divulgação de uma cultura de outro país, apesar dos nossos laços muito estreitos na cultura, culinária e até mesmo no modo de vida dos sul-mato-grossenses”, explica o presidente da entidade, Silvio Cantero.

Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, encontros como este representam uma significativa oportunidade de intercâmbio de experiências entre os distintos Pontos de Cultura do país, enriquecendo o fazer cultural de todos.

TEIA e programação – As TEIAS são encontros promovidos para os Pontos de Cultura, um espaço que oportuniza o reconhecimetno, a troca de experiências e a visibilidade. São promovidas pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC). A TEIA 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.

Já os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais fundamentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo, sustentabilidade e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora, da instituição selecionada, com a Rede de Pontos de Cultura.

A programação completa da TEIA da Diversidade está disponível no site oficial do encontro e os participantes podem inscrever-se gratuitamente nas atividades disponíveis.

Pontos de Cultura em Mato Grosso do Sul - O Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura, investiu R$ 1,8 milhão na implementação de Pontos de Cultura, que somado ao recurso federal totalizou R$ 5,4 milhões.

Constituída por 24 Pontos de Cultura, a Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul abrange a Capital e 14 municípios do interior. A Fundação de Cultura viabilizou também a participação de Pontos de Cultura do Estado em uma edição da TEIA (2010) e dois Encontros Regionais do Centro Oeste, em 2011 e 2013, que se apresentaram para representantes de todo o país.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas na Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura com Adriane Cação, gestora de Artes e Cultura responsável pela TEIA em Mato Grosso do Sul pelos telefones 3316-9326, 3316-9328 e 3316-9329.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS