Eventos | Da redação/com Assessoria | 07/10/2014 17h06

Arquivo Público realiza oficina na Feira Literária do Pantanal e visita técnica em Ladário

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – O Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, participará da 1ª Feira Literária do Pantanal (Flipan), que acontece de 9 a 11 de outubro no Sesc Corumbá realizando a oficina “Gestão Documental e Memória”, ministrada pela coordenadora Lira Dequech.

Promovida pela Fundação de Cultura de Corumbá e pelo Sesc, a Flipan busca incentivar a leitura e promover a popularização dos livros, ferramentas que exploram possibilidades expressionais, potenciais e seus efeitos, além de concentrar, convergir e encontrar possibilidades para a vida através de toda a magia da língua.

“Corumbá completou recentemente 236 anos. É uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul. Em Corumbá a história está impressa nas ruas, prédios e documentos. Por isso acredito que a oficina é muito propícia tanto para a cidade quanto para o evento, que busca uma maior aproximação da comunidade com o conhecimento”, comenta Lira Dequech.

Inventário dos Acervos Documentais - Além da oficina na Flipan em Corumbá, o Arquivo Público Estadual realizará reunião técnica na Fundação de Cultura e na Câmara Municipal de Ladário, colocando em prática o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da história dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”, que já percorre o Estado desde 2013.

No encontro com os gestores municipais de Ladário será discutida a gestão documental do município e os elementos de manutenção e proteção dessas importantes peças da nossa história.

O projeto visa registrar através de inventário acervos de documentos em todo o Mato Grosso do Sul. A razão principal é garantir a preservação da memória. O projeto pretende abranger os documentos do Poder Executivo e Legislativo, com precedente para algum acervo particular importante na formação da história do município ou do Estado.

Após inventariar a massa documental, registrar e publicar a relação do material levantado, os documentos serão revelados ao público e a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo-se elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.

O Arquivo Público não tem a intenção de recolher os documentos encontrados nos municípios. Permanecendo no lugar que lhe deu origem seu valor terá uma dimensão especial.

Serviço: Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS