Cinema | Da redação | 11/09/2018 09h10

Sesc Cultura terá “Mostra o Lobo à Espreita”, em homenagem a Ingmar Bergman

Compartilhe:

De 13 a 28 de setembro e nos dias 04 e 05 de outubro, o Sesc Cultura recebe a “Mostra o Lobo à Espreita”, uma homenagem ao centenário do diretor de cinema sueco Ingmar Bergman, um dos grandes ícones do cinema e da cultura mundial na década de 20. Oito filmes estarão em cartaz levando em epígrafe o maior influenciador do diretor, que foi o dramaturgo August Strindberg. Haverá mediadores convidados para realizarem um bate-papo ao final de cada sessão e os participantes da mostra terão a oportunidade de levar para casa um catálogo exclusivo produzido pelo Sesc.

As sessões da mostra, na sala de cinema do Sesc Cultura, serão sempre às quintas e sextas, às 19 horas, com entrada gratuita.

No dia 13 de setembro será exibido “O sétimo selo (1956)” e no dia 14 “Morangos Silvestres (1957)”, com mediação de Marcos Paulo da Silva, professor de Artes letras e comunicação da UFMS; dia 20 tem “Persona (1966)” e dia 21 “ A hora do lobo (1968)”, com mediação de Rosilene Caramalac, psicanalista, professora associada da UFMS; dia 27 estará em cartaz “Vergonha (1968)” e “Face a face (1975)” no dia 28, estes com mediação de João Costa (JC), jornalista integrante do cineclube Cine Café e, por fim, no dia 04 outubro será exibido o longa “Sonata de outono (1978)” e dia 05 “Fanny e Alexander (1982)”, com bate papo mediado por Ramiro Giroldo, Doutor em Literatura Brasileira, professor da UFMS.

Sobre Bergman – Bergman produziu mais de 50 filmes e 125 produções teatrais tendo como referências Ibsen e Strindberg no teatro e Victor Sjöstrom no cinema. Construiu sua carreira de diretor de cinema em paralelo a de diretor teatral, combinação importante para uma compreensão de sua arte nesse intercâmbio entre teatro e cinema. No panorama do cinema mundial, seu estilo é inconfundível, marcante: diálogos densos, câmera que penetra rostos e os revelam, em especial os das mulheres. As atrizes foram suas grandes estrelas, e para elas dedicou personagens extremamente sensíveis e eloquentes.

Cine Sesc – Paralelo à Mostra, o Cine Sesc seguira com as exibições regulares às quartas-feiras, com matinê às 15 horas e sessão às 19 horas e às sextas-feiras, com sessão às 19 horas.

Dias 10 e 12 tem o francês Tango livre (2014), de Ferderic Fonteyne. No dia 19 “Eu, Daniel Blake (2016)”, dirigido por Ken Loach, e, encerrando a programação de setembro, do Cine Sesc, no dia 26 será exibido “Nossa irmã mais nova (2015)”, com direção de Kore-eda Hirokazu.

A sessão do Matinê Sesc Aldeia Materna será no dia 27 de setembro, às 15 horas, com exibição do longa nacional “Divã”, dirigido por José Alvarenga Jr. O projeto promove encontros mensais para mamães acompanhadas de seus bebês de até 24meses, em sala preparada para os pequenos com trocador, espaço baby e roda de conversa ao final de cada sessão.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS