Cinema | Jeozadaque | 11/08/2009 11h56

Seminários do Vídeo Índio Brasil continuam na quarta

Compartilhe:

"O Impacto Junto aos Povos Indígenas de sua Imagem Construída pelas Mídias" é o tema do seminário do Vídeo Índio Brasil 2009 desta quarta-feira (12/08). Na discussão, estarão presentes o diretor do Memorial dos Povos Indígenas, de Brasília (DF), Marcos Terena, o professor Guarani-Kaiowá Eliel Benites, e o cacique Adalberto Nambikwara, de Mato Grosso, com mediação do coordenador do Museu das Culturas Dom Bosco Sério Sato.

 

Hoje (11/08), a série de seminários debateu o tema "Políticas Públicas de Cultura para os Povos Indígenas". Os seminários seguem até o domingo, com diversos convidados.

 

Na programação desta terça continua, em Campo Grande, com a exibição dos curtas "Pré-socráticos X Indígenas", "De Mão em Mão" e "Kuaray do Sul", seguida por um debate com o cineasta Elton Rivas, diretor de "De Mão em Mão", produzido junto à Ação Jovens Indígenas de Dourados, que reúne Kaiowá, Ñhandeva e Terena.

 

A exibição de filmes começa também nas outras seis cidades: Coxim, Caarapó, Sidrolândia, Dourados, Corumbá e Bonito. Na Capital, além do CineCultura, vários pontos distribuídos pela cidade recebem a programação do Vídeo Índio Brasil. O evento segue até o dia 16, em um total de 285 atividades, todas com entrada franca.

 

 

Cinema - Na Capital, nesta terça, os filmes serão exibidos na Aldeia Marçal de Souza, às 15 horas com os curtas da Wapikoni Mobile. À noite, a programação prevê a exibição de "Pi’Õnhitsi, Mulheres Xavente sem Nome", que será seguido de um debate com o diretor do Memorial dos Povos Indígenas, Marcos Terena.

 

Na Aldeia Água Bonita, a terça-feira terá programação parecida. À noite, após a exibição de "Pi’Õnhitsi, Mulheres Xavente sem Nome", participa de um debate o cineasta xavante Divino Tserewahú.

 

Na Casa Brasil do Instituto Delta de Educação, hoje tem "Cineastas Autóctones Wapikoni Mobile (15 horas), "Pi’Õnhitsi, Mulheres Xavente sem Nome" e "Yvy Katu, Terra Sagrada", os dois últimos com sessões às 19 horas.

 

No Ponto de Cultura Mukando Kandongo, a programação de exibições só começa na quarta-feira, com "Expedição A’uwê, A Volta de Tsiwari" (às 9 horas), "Pré-Socráticos X Indígenas", "Hotxuá" (às 15 horas) e "Corumbiara" (às 19 horas).

 

Por Rosália Silva

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS