Cinema | Com Observatório do Cinema | 13/04/2024 08h34

A série da Netflix que você precisa ver após Mão de Ferro

Compartilhe:

A série A Garota da Fita, baseada no romance homônimo de Javier Castillo, está na Netflix e mergulha em uma trama envolvente a partir do momento em que uma garotinha desaparece durante um vibrante desfile de rua em Málaga, Espanha.

Miren (Milena Smit), uma jornalista estagiária repleta de determinação, se compromete a usar todas as suas habilidades e recursos para ajudar desesperadamente a família Martín a encontrar sua filha.

Na medida que Miren se aprofunda em sua investigação, a história se desdobra revelando não apenas a angústia da família Martín, mas também os segredos e conflitos enterrados sob a superfície da comunidade de Málaga.

A jovem repórter é forçada a confrontar não apenas os mistérios do desaparecimento da garotinha, mas também os fantasmas de seu próprio passado. Cada pista que ela segue e cada testemunho que ela busca a levam a confrontar memórias enterradas e traumas, desencadeando uma jornada desafiadora para Miren.

Além disso, a série oferece uma poderosa reflexão sobre temas como o poder da mídia, os segredos familiares e as complexidades da natureza humana. À medida que Miren se aprofunda na investigação, ela descobre que a verdade está entrelaçada com as sombras do passado, e que desvendar o mistério do desaparecimento da garotinha pode ter consequências devastadoras para todos os envolvidos.

Com uma narrativa habilmente construída, performances cativantes e reviravoltas, A Garota da Fita é uma montanha-russa que prende o espectador do início ao fim, deixando-o ansioso por respostas enquanto desvenda os segredos sombrios que permeiam a pacata cidade de Málaga.

A realidade
A Garota na Fita, sendo uma adaptação literária, levou muitos assinantes a presumir que se tratava de um crime real que deixou uma marca na população de Málaga, cidade espanhola onde se desenrola a trama. Entretanto, a história concebida por Castillo é puramente ficcional.

Como é comum em adaptações, a versão audiovisual de A Garota na Fita teve que passar por diversas modificações em relação à trama original do livro. Em uma entrevista ao jornal Diario Sur, Castillo explicou que certas mudanças foram necessárias para que a história se adaptasse de forma coesa à narrativa da série.

“Existem adaptações que se concentram em replicar cenas, mas muitas vezes não conseguem capturar a essência na tela. Neste caso, tive a ideia de adaptar a alma do romance: uma jovem desaparece durante um passeio a cavalo e, anos depois, uma fita aparece, mostrando-a brincando em uma sala desconhecida. Ao mesmo tempo, uma jornalista que foi vítima de agressão sexual acredita que ao encontrar a garota, encontrará a si mesma, pois se sente perdida. A partir daí, exploramos novas ideias ou conceitos de outros livros para criar uma trama coesa”, explicou o autor, de 37 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS