Cinema | Com Observatório do Cinema | 04/07/2023 10h35

K-dramas e filmes ruins dominam na Netflix

Compartilhe:

As métricas de audiência da Netflix provam, mais uma vez, que o gosto dos espectadores brasileiros é muito diferente das preferências do público americano – e da audiência internacional em geral. O Top 10 nacional do streaming, por exemplo, atualmente é dominado por filmes que impressionam pela baixa qualidade, e k-dramas em geral.

O Top 10 internacional da plataforma, por sua vez, costuma ser formado por séries americanas, produções que fazem muito sucesso na TV, e reality shows (que vale lembrar, também não são exatamente conhecidos pelo nível de qualidade).

Sendo assim, o que explica essa grande diferença entre os interessados dos brasileiros e as preferências da audiência internacional? A resposta é mais complexa do que parece!

Com isso em mente, conheça abaixo os filmes e séries que lideram o Top 10 brasileiro da Netflix, e confira a tendência que se repete na maioria dos exemplos.

Top 10 da Netflix é cheio de filmes péssimos
Atualmente, o Top 10 de filmes mais assistidos pelos assinantes brasileiros da Netflix é o seguinte (do primeiro ao décimo lugar): Pica-Pau, Sniper: Assassin’s End, Caça Mortal, O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas, Fuga da Morte, O Retorno da Lenda, A Ilha da Fantasia, Resgate 2, Amor em Foco e Descoberta Perfeita.

Como você já pôde perceber, nenhum dos filmes da lista é um grande sucesso dos cinemas, tanto em relação ao público quanto na perspectiva da crítica especializada – com exceção de, talvez, Resgate 2.

Pica-Pau, o filme que lidera o Top 10, é um dos piores da lista. Lançado em 2017, o filme foi completamente detonado pela crítica, com apenas 17% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Sendo assim, o que explica o sucesso de um filme tão ruim entre o público brasileiro? Neste caso em particular, dois aspectos podem desvendar a popularidade do longa.

O primeiro é a nostalgia da audiência nacional pela animação homônima, que marcou a infância e a adolescência de muita gente. O segundo é o fato do longa ser protagonizado por Thaila Ayala, uma atriz brasileira.

Quando ao mistério Ilha da Fantasia, que tem apenas 8% de aprovação no Rotten Tomatoes, nem nossas análises mais inteligentes podem explicar por que um filme tão ruim faz tanto sucesso no streaming.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS