Cinema | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 24/05/2012 12h47

Cine Brasil exibe documentários abordando países latino-americanos

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe no projeto "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro" na próxima semana, de terça a sexta-feira (29 de maio a 01 de junho), filmes que abordam alguns países latino-americanos. As sessões acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 18h30 e a entrada é gratuita.

"Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" é um projeto do Núcleo de Audiovisual da FCMS, sendo exibido normalmente na última semana do mês e utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (MinC) e de Festivais de Cinema disponibilizando obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. Nessa edição também será exibida a mostra “Os Latino-Americanos” desenvolvido pela Televisão América Latina (TAL), com o patrocínio da Petrobras.

Na terça-feira (28) será exibido o filme Bahia de Todos os Santos (SP/1960/Ficção/PB/102min/12anos) de Trigueirinho Neto. A trama do filme gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getúlio Vargas. Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos e religiosos. Sua amante inglesa quer afastá-lo dos companheiros, mas ele se envolve num atrito entre grevistas e a polícia, terminando por roubar a amante para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. Ele é preso e, quando volta para a família, seu drama permanece. 

Na quarta-feira (29) é a vez do documentário Os Paraguaios (PY/2006/54min), do diretor Marcelo Martinessi. “Muero com mi patria” teria dito o Marechal Solano López, quando morria na guerra do Paraguai em 1870. No entanto, sua pátria sobreviveu e continuou fazendo heróis através da História. Os Paraguaios partem dos primórdios da nação guarani para o Paraguai contemporâneo: historiadores, antropólogos, escritores e artistas tentam desatar os nós de uma realidade cheia de contrastes.

Na quinta-feira (30), será exibido o filme Os Argentinos (ARG/2006/ 54min), do diretor Luis Esnal. O documentário tem o objetivo de capturar em imagens e palavras as raízes da cultura argentina, a equipe de documentaristas percorreu 13 mil quilômetros. Pessoas e paisagens das mais variadas foram registradas: da salina a quatro mil metros à cantina italiana em Buenos Aires. Da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca. Um mergulho profundo num país complexo, graças à diversidade de suas identidades.

Na sexta-feira (01), o projeto finaliza com a exibição do documentário Os Bolivianos (BOL/2008/53min), da diretora Verónica Córdova. Em uma época de transformações na Bolívia, uma série de perguntas é repetida nas nove províncias do país, para personagens de diversas idades, profissões e religiões. O resultado é uma colagem de entrevistas, imagens e sentimentos que ajudam a entender como são os bolivianos.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone 3316-9166.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS