Cinema | Com FCMS | 14/08/2023 12h43

Ciclo de Cinema Brasileiro no MIS exibe “Um filme de verão”

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem na próxima quarta-feira (16 de agosto de 2023), às 18 horas, a exibição do filme nacional “Um filme de verão”, de Jo Serfaty. O evento faz parte do II Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo, sendo direcionado para acadêmicos, cinéfilos e pessoas interessadas no assunto. A edição vai contar com um debate com uma das diretoras e roteiristas do filme, Nathália Tereza.

O projeto Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo exibe importantes obras com a participação de atores, diretores e produtores com a mediação dos professores Vitor Zan e Júlio Bezerra que também assinam a curadoria do projeto. O ciclo teve início em 2020, tendo formato online por conta da pandemia na maioria das edições, e a partir de 2022, voltou ao formato presencial, apresentando 3 exibições por semestre. Esta é a primeira exibição nesse semestre.

O longa “Um Filme de Verão” (Brasil/2018/Doc/14anos/85’) acompanha o final de uma temporada escolar e as trajetórias de quatro jovens vindos da periferia do Rio de Janeiro. A narrativa vai desde o último dia de aula até o final das férias. Durante esse período, esses adolescentes, que são pouco mais que crianças, passam por uma profunda transição para a idade adulta. Eles devem lidar com o peso das responsabilidades e aspirações que vão muito além do que estão preparados para lidar.

Desta forma, “Um Filme de Verão” transcende as narrativas culturais triviais frequentemente encontradas no cinema de Hollywood. Em vez disso, surge como um “conto” de transição e metamorfose, servindo como uma representação da realidade de um segmento significativo da população brasileira. Esse grupo demográfico frequentemente se vê marginalizado, suas contribuições potenciais descartadas. No entanto, é dentro desses indivíduos que pode residir o próprio futuro da nação.

Sinopse do filme: Habitantes da carente comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, quatro jovens vivem suas rotinas e buscam realizar seus maiores sonhos durante os meses mais quentes do ano, enquanto tentam conciliar as aspirações pessoais com os problemas, que vão desde crises adolescentes até o perigo constante de certos locais precários próximos de suas casas.

Serviço:

Exibição do filme: “Um Filme de Verão” (Brasil/2018/Doc/14anos/85’), gratuito

Data: 16 de agosto de 2023, às 19 horas

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

Telefone: (67) 3316-9178

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS