Carnaval | Com Prefeitura de Corumbá | 09/02/2024 11h05

Sandálias de Frei Mariano completa 18 anos reforçando a tradição do carnaval

Compartilhe:

Completando 18 anos, o bloco ‘Sandálias de Frei Mariano’ cruzou a Passarela do Samba nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, ao som de muito pagode, axé, samba-enredo e também embalado pela marchinha sobre a lenda de Frei Mariano, que tem o consagrado refrão “Vôte, vôte, vôte, vôte! Chispa, chispa, chispa!”.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a concentração do bloco, no Hotel Nacional, na rua América. “O bloco Sandálias de Frei Mariano está completando 18 anos neste carnaval com muita alegria, é uma tradicional festa. O carnaval de Corumbá é um investimento que é feito pensando na alegria da população corumbaense e do turista”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Iunes destacou que o carnaval é um importante instrumento para movimentar a economia corumbaense. “É investimento na cidade, gera emprego, renda e fomenta nossa economia. São mais de 16 mil turistas que vem para Corumbá, com quase 40 milhões de reais que circulam na cidade e movimentam todo segmento comercial. O mais importante é ver os corumbaenses participando. Vale o investimento sempre, principalmente quando possibilita geração de emprego e renda para o município”, completou o prefeito de Corumbá.

Participando da descida do bloco Sandálias de Frei Mariano, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, ressaltou a importância do período carnavalesco na geração de renda extra para a população. “É visível a quantidade de ambulantes vendendo, ganhando um dinheiro extra. Isso nos enche de alegria e, principalmente, da certeza que estamos no rumo certo. Tem que investir realmente no carnaval, que é gerador de emprego e renda. Os hotéis estão lotados, restaurantes, bares, gerando cada vez mais emprego”, afirmou o secretário ressaltando à população que “brinque com responsabilidade, tranquilidade e respeitando a todos”.

O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto disse que a Administração Municipal reconhece a importância do carnaval para a cidade. “O prefeito Marcelo Iunes está de parabéns, bem como toda sua equipe, pela organização do carnaval corumbaense, que é o melhor do Estado e dos maiores e melhores do Brasil”.

Criado em 2006, o bloco Sandálias de Frei Mariano foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá. Expulso, ele teria enterrado suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas. Inicialmente composto por servidores públicos, hoje o bloco recebe toda a população.

O Carnaval de Corumbá 2024 - 'Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria' é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS