Videocamp recebe a programação virtual do Festival Sementes Griôs

"/>
Audiovisual | Juliana Almeida de Oliveira - 2PRÓ Comunicação | 31/07/2021 10h31

Videocamp recebe a programação virtual do Festival Sementes Griôs

Compartilhe:

Com o intuito de compartilhar saberes, experiências e amplificar as vozes das comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, o Videocamp disponibiliza, de 01 a 06 de agosto, a mostra de filmes do Sementes Griôs - Festival de Cinema Intercultural, uma realização da Semente - Escola de Educação Audiovisual em parceria com a Amora Produções, que traz uma programação online de rodas de conversas com educadores, cineastas e lideranças quilombolas e indígenas, vivência pedagógica, além das obras audiovisuais. Para assistir aos filmes, basta se cadastrar na plataforma e assim, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. A programação completa do festival está disponível no site e nas redes sociais do evento (Instagram e Facebook).

A mostra de filmes do Festival Sementes Griôs se dedica também à valorização dos saberes ancestrais de tradição oral, na perspectiva de construção de uma educação audiovisual, decolonial e antirracista. Ela será dividida nos eixos: "A terra deu, a terra dá, a terra cria", "Ancestralidade viva, presente!" e "O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos". Por meio dela, a Semente - Escola de Educação Audiovisual - busca inspirar e semear práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade humana, social, histórica e cultural.

O evento estará disponível na página "Mostras" dentro da plataforma Videocamp, ambiente digital que permite exibir online, durante este momento de distanciamento social, eventos realizados por parceiros e que, até então, aconteciam majoritariamente de forma presencial. A ação dá continuidade ao compromisso da plataforma com o bem-estar da população diante do enfrentamento à Covid-19, bem como, com a democratização do acesso à cultura e informação.

"A Semente tem na sua trajetória parcerias que foram essenciais para o desenvolvimento de ações de educação audiovisual nas escolas e comunidades de aprendizagem. A parceria com o Videocamp iniciou-se em 2020, no I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba, e agora se consolida através da realização do Festival Sementes Griôs na plataforma. É com muito entusiasmo que faremos o uso deste espaço virtual para exibir filmes que foram realizados dentro e fora da escola, que expressam nosso desejo de integração e colaboração com o outro e com o mundo ao nosso redor", conta Ana Bárbara Ramos, cineasta, educadora e coordenadora da Semente - Escola de Educação Audiovisual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS