Artesanato | Da redação | 16/03/2016 11h44

Semana do Artesão é aberta com homenagens e noite cultural

Compartilhe:

Uma noite cultural repleta de atrações deu início na noite desta terça-feira (15), na Estação Ferroviária, à Semana do Artesão. A Semana é realizada pela Fundação de Cultura do governo do Estado (FCMS), Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e associações da categoria, em parceira com o Sebrae e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Estiveram presentes Iris Viana, representante da Fundac; Beatriz Soares, presidente da Federação das Associações Cooperativas e Núcleos de Artesãos do Estado de Mato Grosso do Sul (Fenart); Leslie Cafuri, da União Estadual dos Artesãos do Estado de Mato Grosso do Sul (Uneart); Jane Arguelo, do Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart); Indiana Araújo, da Associação de Produtores de Aresanato e Artistas Populares de Mato Grosso do Sul (Proart); Helena Rondon, presidente da Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes (API); Mara Pimentel, da Associação de Artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul (Artems).

Beatriz Soares, da Fenarte, tomou a palavra representando as entidades da categoria, parabenizando a todos os artesãos. “Esta semana será bastante movimentada. Temos mobilização também no interior. Quero parabenizar nossa equipe para fazer a nossa semana, todos estamos unidos na realização, sem esquecer os parceiros, como o Sebrae, Governo d Estado, Fundação de Cultura de MS, Fundação de Cultura do Município. A Secretaria de Cultura está pronta a contribuir com o setor artesanal, só temos a agradecer”.

Beatriz convidou os presentes para a Feira Mãos Arteiras que começa hoje às 17 horas, para a exposição os shoppings Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês, além da inauguração, no dia 17, às 17 horas, de uma loja para comercialização de artesanato sul-mato-grossense no shopping Bosque dos Ipês. “Espero que a semana seja muito produtiva para todos nós”.

A secretária adjunta de Cultura (Sectei), Andréa Freire, afirmou ser uma satisfação participar do evento. “Cumprimento os artesãos aqui apresentes neste ambiente agradável. Vocês são empreendedores e nosso papel é colaborar. Agradeço à Fundac e Sebrae e desejo que possamos ampliar esta parceria. Essa semana é para mergulhar no artesanato de Mato Grosso do Sul. Tem uma série de atividades importantes, apresentações culturais. Contem com a Fundação de Cultura. Nós é que precisamos de vocês. O secretário Athayde [Nery] está em Corumbá numa reunião de turismo, mas deixou um abraço afetuoso a vocês. Parabéns e boa semana”.

Logo após foi realizado um desfile de peças artesanais feitas pelos artesãos do Estado, com a trilha sonora do músico Greg Antunes, com voz e violão. Foram chapéus, bolsas, chinelos, enfeites feitos com sementes naturais, aventais, vestidos de fuxico, panos de prato em tricoline, cobre-jarra e cobre-copos em cristal, bolero de crochê e bolsa-toalha, bolsa de algodão com serigrafia kadiwéu, puxa-sacos, vestido tubinho em tecido panamá com rendas feitas a mão, bonecas de pano, modelagem em tecido sobre tela, capela com material MDF com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, imagem de São Francisco de Assis, bolsa de juta customizada, nécessaire de algodão e manta acrílica, máscara para descanso dos olhos, chaleira esmaltada pintada a mão, bandeja em MDF, porta-pães em tecido tricoline e bordado inglês, bolsa ecológica com o tema Romero Brito, porta-pratos e talheres, carrinhos em patchwork, bolsa de passeio em patchwork, vestido tubinho em linho panamá, vestido e bolsa com fibras de bananeira, porta-bíblias em MDF adornado com pérolas e chinelos pantaneiros de borracha com a bandeira de Mato Grosso do Sul. Todos esses produtos estão sendo comercializados nas feiras e shoppings até o dia 20 de março.

Receberam homenagens artesãos pelos relevantes serviços prestados ao artesanato sul-mato-grossense. São eles: Kely Almeida, Sebastião Macedo, Arlete dos Santos, Elizabeth Marques, Gisele Fraga, Celi Nantes, Eupídio Alves de Freitas, Ociel dos Santos, Elisete Barros Vieira, Magali Ono, Jaqueline Spúrio, Aretusa Beck, Araquem Leão, Maria Auxiliadora Bezerra, Lorna Dávila, Rejane Coimbra, Sérgio Gonçalves, Sonia Albuquerque, Elenir Cação, Raquel Barcelos, Fernanda Marques, Antonia Hahnemann, Adriana Ramos, Ana Lima, Lucimar Maldonado, Claudia Castelon, Leonice Pacheco da Silva, Elisene Morais, Marcília Lino, Luís Mauro dos Santos, Sonia Pateau, Cibele Almeida, Sebastiana Nantes e Andréia de Lima.

Depois do sorteio de brindes, houve apresentação do Grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas, que divulgam o verdadeiro folclore paraguaio desde maio ded 2011. A noite foi encerrada com um baile animado pelo Grupo Trem Bão.

Serviço: A “Semana do Artesão” acontece de 15 a 20 de março. No dia 15/03 às 19h, “Noite do Cultural do Artesão” no Armazém Cultural na avenida Calógeras, 3110. Já a II Feira de Artesanato Mãos Arteiras terá sua abertura no dia 16/03 (quarta-feira) a partir das 19 horas, ficando exposta ao público até o dia 20/03, das 14 às 22 horas. E no dia 19/03, às 9h Café da Manhã na Praça dos Imigrantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS