Artesanato | Com Prefeitura de Ponta Porã | 28/03/2022 13h30

FCMS realiza renovação e emissão de carteira de artesão em Ponta Porã

Compartilhe:

Ponta Porã recebe nos dias 30 e 31 de março do corrente ano, a visita técnica da equipe de Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com apoio da Prefeitura de Ponta Porã, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã e Conselho Municipal de Cultura.

A visita técnica terá a ação de renovação e emissão de carteira de artesão para os profissionais em artesanato de Ponta Porã.

Conforme informou Ana Carolina, servidora da Gerência de Artesanato da FCMS, a visita técnica ocorre mediante a solicitação do departamento de Cultura da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

“Serão dois dias de atendimento junto aos artesãos que desejam realizar a sua renovação e aqueles que pretendem obter a sua carteira nacional de artesão, sendo de suma importância para o desenvolvimento do segmento de artesanato em nosso Estado” disse.

O diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens enfatizou que a ação voltada para os artesãos atende a demanda existente no setor de artesanato de Ponta Porã, que vem apresentando um crescimento significativo de profissionais e grupos na fronteira.

“É uma ação importante para que os nossos artesãos que vem demonstrando uma organização gradativa nos últimos anos, possam estar regularizados e acompanhando o Programa do Artesanato Brasileiro que prevê a identificação por meio da carteira de artesão” explicou Eder.

Eder Rubens destacou ainda que o artesanato é um segmento de suma importância para geração de emprego e renda, bem como para consolidação da identidade cultural de Ponta Porã.

“A atual gestão municipal tem apoiado constantemente o segmento de artesanato, buscando inserir nas programações e festividades, orientando em relação a parte técnica e possibilitando oficinas e capacitação” frisou, ressaltando que “um exemplo foi a semana nacional dos artesãos realizada em parceria com o conselho municipal de cultura e as ações constantes desenvolvidas pelo Fundo de Apoio a Comunidade FAC, que oportuniza inúmeros cursos”.

Ponta Porã conta atualmente com cerca de seis grupos e coletivos de artesanato reunindo diversos artesãos que produzem variados tipos de produção, buscando aprimorar a produção sempre com os símbolos que representam a identidade cultural de Ponta Porã fronteira com Paraguai.

A Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã também vem apoiando o fortalecimento do artesanato na fronteira e disponibilizou o Auditório da ACEPP para realização do atendimento da equipe da FCMS.

“Considero importante o artesanato para nossa cidade e estamos a disposição para contribuir no sentido de fortalecimento da nossa produção. Estamos acompanhando um grupo de artesãos que nos procuram e contribuído em seus eventos e feiras” disse Fabricia Dias, presidente da ACEPP.

Os artesãos interessados em realizar a renovação ou emissão da carteira de artesão devem preencher o pré cadastro pelo aplicativo googleforms disponibilizado pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Maiores informações equipe da FUNCESPP das 07h ás 13h no Centro de Convenções de Ponta Porã ou pelo telefone celular whatsApp : (67) 98141-7750 com servidora Ilda .

Programação

Renovação e emissão de carteira de artesão em Ponta Porã

Local Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã

Dias 30 e 31 de março Auditório Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

Dia 30/03 – das 13h ás 17h

Dia 31/03 – das 08h ás 11h00 e das 13h ás 16h

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS