Manchete | Jeozadaque | 14/12/2009 13h34

Artesã de Três Lagoas transforma "Bucha Vegetal" em arte

Compartilhe:

Para ser um artesão, antes de criar as obras, é necessário gostar da arte e da cultura. Com a artesã “Railda Cabianca” não foi diferente, o amor à arte a fez até criar um quadro confeccionado com “Bucha Vegetal”.
Railda é natural de São Paulo, mas reside em Três Lagoas há 17 anos. Em entrevista exclusiva ao site de cultura regional “Ensaio Geral”, a artesã disse que trabalha há quatro anos com o artesanato e há dois cria obras de bucha vegetal.
Foi em uma viagem a Minas Gerais que a artesã viu alguns artesanatos confeccionados com a planta e resolveu trazer a arte para Três Lagoas, “As pessoas vêem as obras feitas com a bucha e ficam espantadas, elas pensam que é de outro material, mas não é”, explica Railda.
Após trabalhar dois anos criando esculturas, luminárias e porta-retratos com a bucha vegetal, a artesã resolveu ousar ainda mais e criou quadros com a matéria-prima, “Eu pensei, se existem quadros de retalhos emendados, por que não fazer um de bucha?”, diz a artesã.
Railda explica que é muito bom trabalhar com a bucha vegetal, pois o processo de criação possui baixo custo, o que dificulta é a demora no tratamento da planta, “Antes de fazer uma obra é preciso ter alguns cuidados, a bucha precisa passar por uma solução de anti-mofo, outra para não deixar ela escurecer, e se for colorir deve passar por mais uma etapa”, explica Railda.
De acordo com a artesã, uma escultura de anjo com 10 centímetros demora em média três dias para ficar pronta, por causa do processo de tratamento da planta.
Além das obras de bucha vegetal, Railda também trabalha com garrafas pet, madeira, palha de bananeira, coqueiro, milho e outras matérias-primas.
As obras de Railda já foram expostas na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e atualmente estão no saguão da antiga prefeitura de Três Lagoas, como parte da mostra “Exposição de Artesanato”, realizada anualmente pela prefeitura local e que segue aberta ao público até o dia 23 de dezembro. A entrada é gratuita.
Por Luciana Navarro
lu_300x300Para ser um artesão, antes de criar as obras, é necessário gostar da arte e da cultura. Com a artesã “Railda Cabianca” não foi diferente, o amor à arte a fez até criar um quadro confeccionado com “Bucha Vegetal”. Railda é natural de São Paulo, mas reside em Três Lagoas há 17 anos. Em entrevista exclusiva ao site de cultura regional “Ensaio Geral”, a artesã disse que trabalha há quatro anos com o artesanato e há dois cria obras de bucha vegetal. Foi em uma viagem a Minas Gerais que a artesã viu alguns artesanatos confeccionados com a planta e resolveu trazer a arte para Três Lagoas, “As pessoas vêem as obras feitas com a bucha e ficam espantadas, elas pensam que é de outro material, mas não é”, explica Railda. Após trabalhar dois anos criando esculturas, luminárias e porta-retratos com a bucha vegetal, a artesã resolveu ousar ainda mais e criou quadros com a matéria-prima, “Eu pensei, se existem quadros de retalhos emendados, por que não fazer um de bucha?”, diz a artesã. Railda explica que é muito bom trabalhar com a bucha vegetal, pois o processo de criação possui baixo custo, o que dificulta é a demora no tratamento da planta, “Antes de fazer uma obra é preciso ter alguns cuidados, a bucha precisa passar por uma solução de anti-mofo, outra para não deixar ela escurecer, e se for colorir deve passar por mais uma etapa”, explica Railda. De acordo com a artesã, uma escultura de anjo com 10 centímetros demora em média três dias para ficar pronta, por causa do processo de tratamento da planta. Além das obras de bucha vegetal, Railda também trabalha com garrafas pet, madeira, palha de bananeira, coqueiro, milho e outras matérias-primas. As obras de Railda já foram expostas na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e atualmente estão no saguão da antiga prefeitura de Três Lagoas, como parte da mostra “Exposição de Artesanato”, realizada anualmente pela prefeitura local e que segue aberta ao público até o dia 23 de dezembro. A entrada é gratuita. Foto e texto: Luciana Navarro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS