Presidente do Fórum de Cultura critica calote a fundos
A sessão ordinária desta quinta-feira (15) contou com a participação do presidente do Fórum Municipal de Cultura, Airton Raes, que fez uso da Tribuna para tratar do não pagamento, por parte da Prefeitura, dos fundos culturais.
A convite do vereador Chiquinho Telles, Airton disse em Plenário que “Campo Grande é vanguarda em relação à legislação para a cultura. Primeira cidade do país a possuir um Plano Municipal de Cultura. O Movimento 1% para a Cultura foi um marco nessa cidade. Entretanto, nos últimos três anos, ocorreu um processo de sucateamento da cultura de Campo Grande. A cultura levou calote de dois prefeitos diferentes. Pela segunda vez consecutiva a cultura irá levar o calote nos fundos municipais de cultura”, alegou.
Em seu pronunciamento, Airton cobrou o cumprimento da Lei n° 4.079, de 29 de setembro de 2003que criou o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei n° 4.453, de 27 de março de 2007, que criou o Programa de Fomento ao Teatro.
De acordo com o representante da cultura, “nesses 13 anos, os fundos foram responsáveis pela execução de 760 projetos, responsáveis pela criação de 500 mil empregos, levando arte e cultura de forma gratuita para a população de Campo Grande. Com os calotes dos fundos culturais de 2014 e 2016, deixaram de ser criados seis mil empregos, deixou de circular dinheiro na economia. O calote afeta toda a cidade. Sem esses investimentos, 400 mil campo-grandenses deixaram de ter acesso à cultura”, disse.
Airton afirmou ainda que “o calote abre um precedente perigoso na administração pública da Capital. Com o calote na cultura, se dá brecha para o calote no esporte. Em seguida, não irão pagar assistência social. Em seguida darão calote no Fundo Municipal de Investimentos Sociais. Depois saúde e assim por diante. Em qualquer área, que qualquer gestor tenha o interesse de não pagar, por qualquer motivo. Isso tudo porque começou o calote na cultura”, avaliou.
Por fim, Airton destacou que “a falta de investimento em cultura deixa a cidade mais violenta. Investir em cultura é economizar em segurança pública. A cada real investido em cultura, são R$ 4,00 economizados em saúde. A cultura ajuda na educação das crianças e adolescentes”, reforçou.
-
Circo do Mato e Casa de Ensaio se encontram em vivência cultural
Circo do Mato e Casa de Ensaio se encontram em vivência cultural
-
AppleTV+ revela novo trailer de A Fonte da Juventude; veja
AppleTV+ revela novo trailer de A Fonte da Juventude; veja
-
Prefeitura prepara grande festa para o aniversário de Iguatemi
programação festiva do aniversário do Município, sempre chamaram a atenção e atraíram muitos visitantes
-
Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul chega a Chapadão do Céu (GO)
A programação será realizada na Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha (Avenida Ema, 220 – Centro)
PARCEIROS


- Sábado, 26 de Abril de 2025
- Geral Aulas de FitDance estão de volta de Paranaíba Com foto Com vídeo
- Música Gian & Giovani lançam o EP03 projeto “Lado B” Com foto Com vídeo
- Geral The Ugly Stepsister, nova versão de Cinderela, ganha trailer sinistro Com foto Com vídeo
- Geral Terceira temporada de The White Lotus bate recorde em seu final Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
- Literatura Autor busca apoio para lançar livro que conecta Bíblia e Lei da Atração Com foto Com vídeo
- Geral Sequência de Greyhound com Tom Hanks é confirmada; confira Com foto Com vídeo
- Geral Split Fiction: Sydney Sweeney estrelará a adaptação do game Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio