Cine Sesc traz mostra sobre povos da floresta para o público 60+
O Sesc Teatro Prosa recebe, entre os dias 21 e 23 de julho, mais uma edição do Cine Sesc, que desta vez dedica sua programação aos povos da floresta e às narrativas indígenas contemporâneas. A mostra reúne três produções nacionais lançadas em 2024 que abordam temas como a preservação da Amazônia, a memória dos povos originários, os impactos do garimpo ilegal e a luta pela defesa dos territórios tradicionais.
Toda a programação é gratuita, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla.
A abertura acontece no dia 21, às 14h, com uma sessão do Cine Maturidade, voltada ao público com 60 anos ou mais. O filme "Kasa Branca", dirigido por Luciano Vidigal, acompanha a história de um adolescente que enfrenta o avanço do Alzheimer da avó com o apoio dos melhores amigos, em um enredo que aborda afeto, memória e relações familiares. Após a exibição, o público participa de um bate-papo mediado sobre a obra.
À noite, às 19h, tem início a mostra "Povos da Floresta" com o documentário "A Queda do Céu", dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Baseado nas reflexões do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, o longa acompanha a comunidade Watoriki durante o ritual funerário reahu e apresenta uma reflexão sobre os impactos do garimpo ilegal, das epidemias e da destruição dos territórios indígenas, ao mesmo tempo em que evidencia a riqueza da cosmologia yanomami.
A programação continua na quarta-feira (22), também às 19h, com "Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá". O documentário acompanha a busca das cineastas Sueli e Maísa Maxakali pelo pai, de quem foram separadas durante a ditadura militar, enquanto revela a resistência dos povos Tikmũ'ũn e Kaiowá na defesa de seus territórios, de sua cultura e de seus modos de vida.
Encerrando a mostra, na quinta-feira (23), às 19h, será exibido o documentário "Amazônia, a Nova Minamata?", de Jorge Bodanzky. O filme acompanha a luta do povo Munduruku contra o avanço do garimpo em suas terras e alerta para os efeitos da contaminação por mercúrio, estabelecendo um paralelo com a doença de Minamata, tragédia ambiental que marcou a história do Japão e que hoje ameaça comunidades amazônicas.
-
A Última Casa final explicado: Por que a família não consegue sair da casa?
A Última Casa final explicado: Por que a família não consegue sair da casa?
-
Stuart Consegue Salvar o Universo?: Que horas estreia o 3º episódio na HBO Max?
Stuart Consegue Salvar o Universo?: Que horas estreia o 3º episódio na HBO Max?
-
A Última Casa: Wagner Moura luta pela sobrevivência em novo filme da Netflix
A Última Casa: Wagner Moura luta pela sobrevivência em novo filme da Netflix
-
Arte no Paço retoma programação com nova mostra
Arte no Paço retoma programação com nova mostra
PARCEIROS
- Sexta-feira, 07 de Agosto de 2026
- Cinema Um Grude de Amor: Química salva k-drama da Netflix Com foto Com vídeo
- Cinema Corrida dos Bichos: Distopia carioca tropeça no próprio roteiro Com foto Com vídeo
- Cinema A Última Casa final explicado: Por que a família não consegue sair da casa? Com foto Com vídeo
- Cinema Corrida dos Bichos: Rio de Janeiro que você nunca viu estreia no Prime Video Com foto Com vídeo
- Cinema A Última Casa - Crítica: Filme desperdiça uma ótima ideia com roteiro confuso Com foto Com vídeo
- Cinema Um Grude de Amor: K-drama junta uma promotora sem memória e um ex-gângster Com foto Com vídeo
- Cinema A Última Casa: Wagner Moura luta pela sobrevivência em novo filme da Netflix Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio





