Remi promove sarau nas Moreninhas no Dia da Consciência Negra
Envolver a comunidade das Moreninhas junto às manifestações artístico-culturais da cidade e desenvolver as potencialidades de empoderamento da juventude nas periferias de Campo Grande são alguns dos objetivos do Sarau Remi (Reconstrução de Memória e Identidade). O evento será realizado, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (sábado), a partir das 17h, na Praça Pastor Manoel Ventura Sales, entre a Rua Barreiras e Tambaíba, ao lado do Terminal Moreninhas, região sul da Capital.
O sarau faz parte das atividades do Projeto Remi que por quatro fins de semana desenvolveu sete diferentes oficinas de artes (música, teatro, dança, grafite, fotografia e dança e pintura Terena) com os moradores do Conjunto Moreninhas.
O encerramento das atividades será marcado de forma alegre com apresentações artísticas da banda Projeto Kzulo, idealizadora do projeto e amigos convidados, como detalha Julian Vargas, percussionista do grupo. “O sarau vem coroar as ações do projeto. A ideia é ser uma grande celebração a toda forma de arte que acontece nas periferias da cidade, por isso o palco estará aberto a quem quiser chegar para se apresentar”.
Estão previstas, no sarau, apresentações de capoeira, teatro, música, arte urbana (grafite), exposição de arte terena e de fotografias, uma feira de produtos da Unegro (União de Negros pela Igualdade), além de shows da banda Projeto Kzulo e convidados.
Mais do que simples cursos, o trabalho de todo o Projeto Remi tem por proposta trabalhar as habilidades artísticas de jovens e pautar temas relevantes como: acesso à cultura e conservação de memória e identidade em bairros periféricos, ou seja, a arte como ferramenta de ativismo frente às demandas das comunidades que muitas das vezes são invisibilizadas dentro das políticas públicas.
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade e prevê apresentações de alguns trabalhos desenvolvidos durante as oficinas do Remi. Este já é o segundo ciclo de oficinas do projeto. O primeiro foi na aldeia urbana Marçal de Souza, na região do bairro Tiradentes.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados, fechamos dez encontros artísticos, contabilizando os dois saraus nas comunidades. Tivemos a participação de mais de 100 alunos, com o cuidado de trabalhar com grupos reduzidos, por conta da pandemia, e estamos satisfeitos com as trocas. Foi algo que transformou o público, mas, certamente trouxe bagagem para toda a equipe do projeto que entendeu melhor as diferentes realidades de cada comunidade”, garante.
O Projeto Remi conta com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), promovido pela Prefeitura de Campo Grande. Outras informações sobre o projeto pelo site (www.projetoremi.com) ou no Instagram (@projetoremi).
Serviço
Sarau Remi
Data - Sábado, 20 de novembro
Horário - 17 horas
Local - Praça Pastor Manoel Ventura Sales - entre a Rua Barreiras e Tambaíba, ao lado do Terminal Moreninhas, região sul da Capital
-
Lançamento livro “Lobivar Matos: Obra Reunida” em Corumbá
Lançamento livro “Lobivar Matos: Obra Reunida” em Corumbá
-
Filmes produzidos por indígenas é exibido nesta sexta-feira
O evento contará com a exibição dos curtas-metragens “Goela Abaixo” e “A Voz de Guadakan”
-
Casa de Davi, série bíblica do Prime Video, é renovada para 2ª temporada
Casa de Davi, série bíblica do Prime Video, é renovada para 2ª temporada
-
Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina
Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina
PARCEIROS


- Sexta-feira, 21 de Março de 2025
- Geral 3ª temporada de Spy x Family ganha arte inédita; confira Com foto Com vídeo
- Geral The Bride!, filme sobre a noiva do Frankenstein, é adiado para 2026 Com foto Com vídeo
- Geral Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina Com foto Com vídeo
- Literatura Show e recital vão marcar lançamento de livro Débeis brumas Com foto Com vídeo
- Geral Prosa - Mostra Sesc de Teatro e Circo celebra as artes cênicas Com foto Com vídeo
- Festival Feira da Música do Campão chega à 3° edição com programação diversificada Com foto Com vídeo
- Festival Pantanal Film Festival integra a programação do Campão Cultural Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio