Marco realiza palestra 'Jonir e suas Mandalas - A Dimensão do Despertar'
O Museu de Arte Contemporânea (Marco) realiza na próxima quarta-feira (22), às 14h, a palestra “Jonir e suas Mandalas - A Dimensão do Despertar”, ministrada pela artista plástica e curadora Desireé Monjardim.
A palestra, realizada através do Projeto Paralelos, abordará o processo de criação e produção do artista plástico corumbaense, que apresenta mandalas em sua exposição individual presente no Marco.
“Círculos abstratos que representam o esclarecimento, a iluminação e a perfeição humana, a mandala pode se manifestar em suas combinações variadas de círculos e quadrados que se chama mundo espiritual e mundo material respectivamente”, afirma Desireé.
Gravadora e pintora, Desirée Monjardim é autodidata e aperfeiçoou-se nas técnicas de xilogravura e entalhe. Desde 1970 exibe sua obra em exposições coletivas e individuais, em diversas cidades do país e também do exterior.
Sua obra está representada no Museu Dom João VI da Escola de Belas Artes da UFRJ; Museu de Arte Costa Riquense, São José da Costa Rica; Primeiro Museu de Arte Latina da Europa, Universidade de Essex, Inglaterra; Exposição Itinerante da Associação de Mulheres Uruguaias Lourdes Pinto e Coleção Rio-Arte. Encontra-se, ainda, citada, no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos, coordenado por Walmir Ayala e publicado pelo Instituto Nacional do Livro, em 1977.
O Projeto Paralelos fomenta debates e discussões relacionadas com a multiplicidade artística das exposições do Marco, além de organizar palestras, workshops e cursos que aproximem outros campos do conhecimento.
Serviço
O Auditório do Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. A participação é gratuita.
Mais Informações: (67) 3326-7449
Da Redação
-
Natal nos Bairros encanta o Imbirussu com programação que aquece o coração
O brilho das luzes encontrou o brilho nos olhos das crianças
-
Dia do Palhaço celebra artistas de Três Lagoas na Mostra Pantalhaç@s
Dia do Palhaço celebra artistas de Três Lagoas na Mostra Pantalhaç@s
-
Famílias transformam “Natal Encantado Dourados” em local de confraternização
Famílias transformam “Natal Encantado Dourados” em local de confraternização
-
A Cidade Vive o Natal – Raízes de Naviraí será no dia 12 de dezembro
A Cidade Vive o Natal – Raízes de Naviraí será dia 12 de dezembro
PARCEIROS
- Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025
- Espetáculo Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial Com foto Com vídeo
- Geral CEI Novo Alvorada realiza Mostra Cultural do Projeto Integrador Com foto Com vídeo
- Cinema Cinema Taboado encanta público com sessão natalina na Praça da Matriz Com foto Com vídeo
- Geral Dia do Palhaço celebra artistas de Três Lagoas na Mostra Pantalhaç@s Com foto Com vídeo
- Geral Famílias transformam “Natal Encantado Dourados” em local de confraternização Com foto Com vídeo
- Geral “Cidade Luz” transforma Água Clara em conto de Natal Com foto Com vídeo
- Artesanato Fundação de Cultura fortalece artesanato regional e amplia oportunidades Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio





