Alunos de escola do Sesi aprendem linguagem de programação
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola do SESI em Aparecida do Taboado aprenderam a usar Scratch. A linguagem de programação foi apresentada durante a aula de matemática. Esse foi o primeiro contato dos estudantes com essa tecnologia. Ao longo da aula, eles desenvolveram jogos em 2D usando programação em blocos e gamificação.
O objetivo da atividade foi proporcionar o contato dos alunos com esse tipo de programação, e promover o protagonismo dos jovens diante do conhecimento, auxiliando em novos conteúdos e trabalhos. A diretora da Escola do SESI em Aparecida do Taboado, Graciete Aparecida de Barros Geraldo, destacou como esse tipo de atividade estimula a imaginação e a integração entre os estudantes. “Percebemos o quanto o trabalho de autoria desenvolvido pelos estudantes do Novo Ensino Médio é relevante na aprendizagem deles. Realmente as ações que abordam a prática do conhecimento é muito eficaz no cotidiano escolar”.
A atividade foi desenvolvida entre teoria de programação e prática. O primeiro desafio dos alunos foi desenvolver uma história digital, com a programação de uma “avatar”, construção de um cenários e etapas de movimentação. Em seguida os alunos desenvolveram a programação de um jogo em 2Dinspirados no clássico jogo de game “Pac Man”.
A professora de ciências humanas e uma das responsáveis no desenvolvimento da atividade, Helena Araújo, destacou a importância de desafiar os alunos à busca de soluções criativas para as propostas apresentadas. “Olhar o entusiasmo e superação dos estudantes diante do desafio foi renovador como educadora, e poder jogar e desafiá-los foi divertidíssimo”.
Resultado compartilhado
Depois de prontos os jogos foram apresentados para os demais estudantes da sala. Todos testaram a funcionalidade dos jogos desenvolvidos pelos colegas, como uma forma de integração e feedback das necessidades de melhorias sugeridas para cada jogo.
O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Luiz Felipe Agostini, contou que se surpreendeu com a criatividade que conseguiu desenvolver para resolver os desafios de programação propostos na aula. “Conseguimos aprender o básico da programação e o motivo real da atividade que foi conhecer os pontos e o plano cartesiano. Foi uma aula tanto informativa quanto divertida. Ver as apresentações dos alunos, e ver como cada um tem uma criatividade diferente, e como eles conseguiram fazer tudo certo, foi maravilhoso”.
-
The Pitt é renovada para 2ª temporada
The Pitt é renovada para 2ª temporada
-
APT FOLIA 2025: Grandes shows garantem 3 noites de muita alegria
APT FOLIA 2025: Grandes shows garantem 3 noites de muita alegria
-
FCMS divulga resultado de edital para aquisição de artesanato
A lista completa pode ser consultada na edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado
-
Daphne não está na 4ª temporada de Bridgerton e isso vai criar 5 problemas para a série
Daphne não está na 4ª temporada de Bridgerton e isso vai criar 5 problemas para a série
PARCEIROS


- Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025
- Artesanato FCMS divulga resultado de edital para aquisição de artesanato Com foto Com vídeo
- Geral Missão: Impossível - O Acerto Final ganha teaser recheado de ação Com foto Com vídeo
- Geral Audiência pública discute integração da comunidade no Festival de Inverno de Bonito 2025 Com foto Com vídeo
- Geral É oficial! Sonic 4 será lançado em 2027 Com foto Com vídeo
- Carnaval Sejuv oferece aulão de carnaval para a juventude Com foto Com vídeo
- Carnaval APT FOLIA 2025: Grandes shows garantem 3 noites de muita alegria Com foto Com vídeo
- Carnaval Prefeitura abre credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval 2025 Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio