Festival de Bonito homenageia artistas do Estado
O 9º Festival de Inverno de Bonito entrou na contagem regressiva, o evento que será realizado de 31 de julho à 03 de agosto, contará com várias atrações, como dança, teatro, exposições de artesanatos, apresentações musicais e homenagens aos grandes contribuintes da cultura sul-mato-grossense.
Entre os homenageados estão artistas da área da literatura, música, artesanato e artes-plásticas que são: o poeta Bíjo, o artesão Sérgio de Sá, o artista plástico Cleír Ávila e a dupla sul-mato-grossense que iniciou sua carreira na Capital, Délio & Delinha.
O poeta Theodoríco de Góes Falcão, mais conhecido como “Bíjo”, faleceu este ano, mas, deixou muita cultura expressa em suas poesias. Bíjo era natural de Bonito, e aos 88 anos fazia questão de mostrar a todos a carteirinha e o diploma do Instituto de Poesia Internacional de Porto Alegre, onde ocupou a cadeira 184.
O artesão Sérgio Sá, aos 14 anos aprimorou-se na arte da artesania e da cultura, cursou marcenaria no Senai de Juíz de Fora, em Minas Gerais, e possui mais de mil peças expostas, sendo que o artista já vendeu suas obras tanto para turistas nacionais quanto para internacionais.
Sérgio irá comemorar seu aniversário de 58 anos durante o festival, e ainda será homenageado pelos seus 34 anos de dedicação à cultura popular sul-mato-grossense.
Já o artista Cleír Ávila pinta profissionalmente desde os 10 anos, e suas obras estão por toda às partes dentro do Estado. Cleír é o autor do projeto de construção de painéis artísticos nas paredes laterais dos prédios da Capital e de outras cidades de Mato Grosso do Sul, espalhando cultura em forma de diversos personagens da fauna pantaneira, como a onça, a garça e o tuiuiú.
O artista ainda é o responsável pela criação dos monumentos das Araras, na praça Cuiabá, os Tuiuiús no Aeroporto, Dourado na entrada de Ladário e o Monumento das Piraputangas na praça Liberdade, em Bonito.
As obras, marcadas por temas regionais e ecológicos, estão presentes em quadros de cores fortes, vivas e na naturalidade técnica de seus monumentos.
A dupla mais famosa do Estado, José Pompeu e Delanira Gonçalves, mais conhecidos como “Délio e Delinha”, entraram para a história da música sul-mato-grossense unidos pela música e pelo matrimônio. Iniciaram a carreira em Campo Grande, nos anos 50, cantando em festas. Foram para São Paulo e fecharam um contrato exclusivo com a rádio Bandeirantes e outro com a gravadora Califórnia.
O primeiro disco, em 78 rotações, foi gravado em 1959, e tornou-se sucesso imediato, levando-os ao primeiro LP, pelo qual obtiveram uma carreira fonográfica recorde, entre artistas do Centro-Oeste.Receberam do público o apelido carinhoso de “Casal de Onças” de Mato Grosso, após mostrarem canções que falam das belezas do Estado.
Desfeita, logo após o divórcio, a dupla reuniu-se apenas em 1978, com o lançamento da produção independente “O Sol e a Lua”.
Juntos novamente desde 2000, acompanhados do filho João Paulo, retomaram a carreira fazendo shows e participando de diversos festivais no Estado.
Para receberem as homenagens, os artistas foram cuidosamente selecionados, sendo que cada um apresenta a cultura sul-mato-grossense de um modo único e pessoal.
Fonte: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
-
Indiana Jones 4: Spielberg e Harrison Ford não queriam aliens no filme
Lançado em 2008, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal dividiu opiniões
-
Gorila Grodd terá série na HBO, revela chefe da DC
Gorila Grodd terá série na HBO, revela chefe da DC
-
Homem-Aranha 4 será o último de Tom Holland?
Homem-Aranha 4 será o último de Tom Holland?
-
The Big Bang Theory: Astro diz que precisou esconder físico definido
The Big Bang Theory foi exibida entre 2007 e 2019, com 12 temporadas
PARCEIROS
- Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
- Circo Coletivo Circo Estrada estreia espetáculo que une circo e cultura Com foto Com vídeo
- Cinema Vingadores: Doutor Destino não vai decepcionar fãs da Marvel Com foto Com vídeo
- Geral PrefCG divulga resultado e convoca aprovados em processo seletivo Com foto Com vídeo
- Espetáculo Sesc Teatro recebe espetáculo infantil “Na mala tem histórias” sábado Com foto Com vídeo
- Cinema O Segredo de Widow's Bay: Diretor comenta reviravolta e impacto na 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Cinema Psyren: Trailer revela as primeiras cenas do anime Com foto Com vídeo
- Cinema Austin Powers 4 vai acontecer, diz Mike Myers Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio




