Programação: #EmCasaComSesc 10 de julho
A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Neste sábado (10), a série encerra a semana de debates, Teatro para crianças na pandemia: telas, janelas e desafios. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.
Programação Ideias #EmCasaComSesc
10 de julho, sábado
Teatro para crianças na pandemia: telas, janelas e desafios
A partir da crise sanitária deflagrada com a pandemia de Covid-19 que exigiu o fechamento de espaços sociais e o distanciamento entre pessoas, as artes tiveram de repensar sua forma de atuação e de acessar seus públicos. Da mesma maneira, nosso modo de fruir e interagir com os espetáculos mudou, sendo mediado por telas ou por distâncias e impossibilidades de toque, que nos impôs outras maneiras de entender e sentir esta troca entre artistas e público. Neste encontro, atores e diretores compartilham suas experiências sobre como foi repensar a forma de fazer e oferecer suas artes durante a pandemia, sobretudo no que diz respeito às crianças e as mediações e cuidados com o tempo de exposição às telas, bem como sobre a recepção neste momento ímpar de nossa história, em que ainda não podemos estar, como queremos, nesta troca direta entre palco e plateia. Antes do debate, às 15h, a Catarsis Arte para Infância e Juventude - dirigida por Marcelo Peroni, um dos participantes deste encontro - se apresenta dentro da programação Crianças #EmCasaComSesc com o espetáculo "Scaratuja". A transmissão acontece no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.
Participantes:
Antonia Mattos - atriz, diretora, dramaturga, musicista e arte educadora. Cearense radicada em São Paulo, formada em artes cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e em Direção pela SP Escola de Teatro. É diretora e fundadora do grupo Clã do Jabuti com o qual realizou espetáculos como "Eleguá, Menino e Malandro" @cladojabuti.
Iarlei Rangel - formado em Licenciatura em Arte - Teatro pela UNESP e integrante fundador do Grupo Esparrama, com o qual desenvolve sua pesquisa sobre a relação entre arte, infâncias, educação e cidade @grupoesparrama.
Marcelo Peroni - pós-graduado em Cultura na ECA/USP, graduado em Letras e formado pelo Teatro Escola Célia Helena. Em 2015, fez residência artística na Itália com o grupo italiano Principio Attivo Teatro, que o motivou a criar para a Primeiríssima Infância. Ator e diretor da Catarsis Arte para Infância e Juventude (https://www.catarsis.com.br)
Mediação:
Priscila Modanesi - graduada em Teatro pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Começou a fazer teatro em 1999. É animadora cultural no Sesc SP, desde 2014, trabalhando diretamente na pesquisa e programação das linguagens de Teatro e Circo, atualmente no Sesc Jundiaí.
Apresentação:
Andrea Fonseca - pedagoga, mestre e doutora em Estética e História da Arte pela USP. Assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo na área de Infâncias e Juventudes.
+ Ação Urgente Contra A Fome
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.
Saiba+: sescsp.org.br/doemesabrasil
Mesa Brasil Sesc São Paulo
Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.
Saiba+: sescsp.org.br/mesabrasil
-
Festival Dia do Graffiti transforma a Vila Nhanhá em polo de Hip Hop por 3 dias
O encontro reúne arte, formação, troca de saberes e ocupação criativa do território
-
Contagem Regressiva ainda não foi renovada - e fãs devem se preocupar
Contagem Regressiva ainda não foi renovada - e fãs devem se preocupar
-
Prefeitura levará Feiras Criativas para o “Natal Encantado Dourados”
Dourados levará Feiras Criativas para o “Natal Encantado Dourados”
-
“Fábula da Ilha” passa a integrar acervo de bibliotecas públicas de MS
“Fábula da Ilha” passa a integrar acervo de bibliotecas públicas
PARCEIROS
- Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
- Geral Campo Grande oferece cursos gratuitos de Panetone e Colomba Natalina Com foto Com vídeo
- Geral Praça Ary Coelho terá horário especial durante o período de Natal Com foto Com vídeo
- Geral Natal Encantado Dourados entra na reta final de inscrições para músicos Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura levará Feiras Criativas para o “Natal Encantado Dourados” Com foto Com vídeo
- Geral Sesc Teatro Prosa promove atividades gratuitas sobre gênero, arte e cultura Com foto Com vídeo
- Geral Festival Dia do Graffiti transforma a Vila Nhanhá em polo de Hip Hop por 3 dias Com foto Com vídeo
- Dança MS Dance Fest 2025 ocupa Campo Grande com arte urbana Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio






