Live | Da Redação | 09/03/2021 09h55

Espetáculo TV Sem Controle é transmitido online para crianças

Compartilhe:

Entre os dias 15 a 17 de março, às 10h e às 14h, a Cia. Asfalto de Poesia, tradicional grupo de palhaçaria feminina fundado em Santo André, vai transmitir online o seu espetáculo "TV Sem Controle" (https://www.youtube.com/c/AsfaltodePoesia/) em parceria com secretarias de cultura e educação do Guarujá, Santos, Arujá, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Itatiba, São Roque, Cabreúva, Ibiúna, Guararema, Santa Isabel, Jacareí e Itú. As apresentações foram viabilizadas pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

A peça infantil é sobre três crianças que brincam na casa da vovó Filomena, mas acidentalmente quebram a TV, que é o brinquedo favorito de todas elas. Para esconder o estrago, elaboram planos para que a avó não perceba o incidente, e elas mesmas preparam a programação televisiva, como novela, jornal, filmes, etc. Dessa forma, a história retrata duas fases da vida: infância e terceira idade. Por meio da arte da palhaçada, são problematizados o espaço da tecnologia das relações sociais e da influência da TV e demais equipamentos eletrônicos no desenvolvimento da criança.

"Durante a pandemia, as crianças estão imersas no universo tecnológico, tanto como diversão, quanto o próprio ensino a distância. A gente que estimular uma reflexão sobre a necessidade de se desconectar e usar a sua imaginação na hora de brincas", afirma Maria Silvia do Nascimento, artista integrante do grupo.

Sinopse

O espetáculo conta a história de três crianças que se reúnem para brincar na casa da vovó. A brincadeira acaba quando, em meio a uma grande confusão, quebram seu brinquedo favorito: a TV. Para esconder o que aconteceu, elaboram planos divertidos e absurdos e, sem perceber, acabam descobrindo momentos mágicos ao se aproximarem uma das outras e da avó. Celulares, televisão, computador, internet, redes sociais… a tecnologia tornou mais próximo quem está longe, mas também mais longe quem está por perto. O que a geração smart pode aprender com a melhor idade? A peça retrata o encontro das duas fases extremas da vida - infância e a terceira idade - resgatando o valor da amizade e as brincadeiras tradicionais da infância, sem esquecer os benefícios da inovação dos meios de comunicação.

Sobre o grupo

A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressas da Fundação das Artes de SCS e do IA-UNESP, que pesquisam as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, uma dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o universo feminino. O primeiro espetáculo da companhia, TV Sem Controle, foi contemplado pelo Proac 2009 e 2014, realizando apresentações e oficinas para professores do interior de São Paulo. Contando também com peças adultas em seu repertório, como O Martelo das Bruxas e Eu transito, a companhia promove intervenções, contações de história e oficinas de teatro em escolas e em eventos, parques e ruas, como na Virada Cultural, na Virada da Saúde, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Bibliotecas, SESCs, teatros municipais e espaços privados. Em 2016, a Cia.se junta a Cida Almeida para a produção do espetáculo Merlim, Arthur e o Bobo, com estreia no Sesc Pinheiros e circulação pelo Circuito Sescoop de Cultura .

Em 2018, a Cia. estreia o espetáculo "Pareias" com direção de Lilian Moraes (Grupo Off Sina e Escola Eslipa - RJ), ampliando suas parcerias em outros estados. Já em 2019, inicia a pesquisa sobre Inclusão com o espetáculo Poeira das Estrelas (direção Maria Silvia do Nascimento) e cria a série de contações de histórias As Fabulosas Histórias do Circo (direção Marcela Sampaio), todos com ampla circulação.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Cia. Asfalto de Poesia

Elenco: Amanda Massaro, Caio Marinho, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento

Orientação pedagógica: Marcela Sampaio

Música original: Thiago Freire

Cenografia: Caio Marinho e Karine Lopes

Cenotecnia: Karine Lopes, Mauro Martorelli, Ruan Manuel Wissocq

Brinquedos: Paparicos e Cia.

Fotografia: Michel Igielka

Captação e edição de vídeo: Cinefoto Colapso

Programação Visual: Rafael Victor

Concepção de luz: Cleide Amorim e Marina Rodrigues

Equipe técnica: Felipe Scalzaretto, José Olegário e Rafael Fuzaro

Produção Geral: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento

Realização: Cia. Asfalto de Poesia

Assessoria de Imprensa: Sem Paredes Cultural

Serviço

Espetáculo "TV Sem Controle"

Data: Entre 15 a 17 de março

Horário: 10h e 14h

Local: Canal Cia. Asfalto de Poesia no Youtube

https://www.youtube.com/c/AsfaltodePoesia/

Público: Livre

Duração: 60 minutos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS