Literatura | Da Redação | 07/11/2024 15h23

Gilberto Luiz Alves lança o livro “As Águas como Caminho - Mato Grosso como Destino”

Compartilhe:

O escritor e professor Gilberto Luiz Alves lança, no dia 22 de novembro, o livro “As Águas como Caminho - Mato Grosso como Destino”, pela Editora Entrelinhas. O evento acontece na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, a partir das 19h.

Segundo o autor, o livro busca desvendar as motivações dos viajantes que, por navio, circularam pela região do Mato Grosso durante a segunda metade do século XIX e XX. Os dados foram buscados nos livros de quatro viajantes.

O primeiro é o marinheiro italiano Bartolomé Bossi, que fez o percurso de Montevidéu, no Uruguai, até Cuiabá (MT) em 1862. O segundo, Severiano da Fonseca, foi membro da Comissão de Limites Brasil-Bolívia e veterano de guerra. Ele passou pela então província de Mato Grosso cinco anos após o término do conflito.

O escritor também buscou dados junto a Herbert Smith, um naturalista norte-americano que incursionou pela região na primeira metade da década de 1880. E, por fim, o militar Annibal Amorim, que, no início da década de 1910, viajou de navio do Rio de Janeiro a Cuiabá.

“Ao recontar e analisar fatos relevantes por eles relatados, o livro ressalta novidades e aponta omissões que têm persistido no tempo. Que a história ilustrada desperte o interesse dos leitores”, considera o escritor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS