População indígena de Dourados recebe máscaras contra covid-19
Um grupo de mulheres solidárias vinculadas à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está produzindo, desde o último dia 3 de abril, máscaras de proteção com foco na distribuição junto a órgãos responsáveis pela saúde indígena em Dourados. O grupo é formado por servidoras e demais colaboradoras da instituição, agregando, também, integrantes da comunidade externa. A iniciativa coordenada pelas voluntárias já produziu um total de 1.200 máscaras.
A primeira etapa da produção foi entregue, no último dia 9 deste mês, no Hospital Porta da Esperança, que atende a população da Aldeia Jaguapiru. Na ocasião foram repassadas 600 máscaras caseiras para serem distribuídas aos indígenas que buscam atendimento médico no local. A entrega foi realizada pelo reitor, Laércio de Carvalho, juntamente com algumas das integrantes do grupo de mulheres solidárias, a docente Erika Ferri e a colaboradora Jandira Pedroso.
Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada outra entrega dos itens no Polo Base da Saúde Indígena de Dourados. Na ação, 500 máscaras de proteção produzidas pelo mesmo Grupo de Colaboradoras foi entregue ao Polo, em ação novamente acompanhada pelo reitor da UEMS. "Este é o resultado de um esforço conjunto de mulheres que, de forma solidária, se dedicam a ajudar as pessoas mais vulneráveis de nosso município. A população indígena precisa desse apoio", destaca Laércio de Carvalho.
Para a coordenadora técnica do Polo-Base, Indianara Ramires Machado, os itens doados são fundamentais nas ações de saúde desenvolvidas pela Instituição. "Agradeço a entrega em nome da população indígena das aldeais de Dourados. Vejo esta ação sob um olhar de fortalecimento, parceria e união entre a UEMS e o Polo-Base. Muitas famílias serão beneficiadas com estes itens", ressaltou Indianara, que é egressa do curso de Enfermagem da UEMS.
O excedente das máscaras também foi distribuído gratuitamente às pessoas na fila de uma agência bancária do centro de Dourados. Foram doadas dezenas de máscaras aos cidadãos que estavam transitando pelo local, que agradeceram prontamente a oportunidade de receber os itens, que garantem a proteção de saúde individual, reduzindo a transmissão do novo coronavírus.
"Eu acho muito importante essa ação da UEMS. Vim aqui ao banco sacar dinheiro e estava me sentindo insegura sem máscara. Agradeço a vocês", relata a aposentada Maria Alvina de Souza, que também levou uma máscara para seu esposo.
Para a técnica da UEMS, Simone Rocha, voluntária que produz as máscaras “o grupo segue unido pelo propósito de colaborar com a confecção das máscaras de modo que cada voluntária colabora com aquilo que sabe fazer. Recebemos doações de materiais e elaboramos as máscaras de nossas residências. É muito gratificante fazer algo pelo próximo”, reconhece.
-
Sol da Minha Vida - Crítica: novela turca sabe emocionar, mas exagera no drama
Sol da Minha Vida - Crítica: novela turca sabe emocionar, mas exagera no drama
-
As Amigas do Clube: Série da Netflix é baseada em fatos reais?
As Amigas do Clube: Série da Netflix é baseada em fatos reais?
-
O Mentalista final explicado: Jane e Lisbon ficam juntos?
O Mentalista final explicado: Jane e Lisbon ficam juntos?
-
Emmy 2026: Veja a lista completa dos vencedores
Emmy 2026: Veja a lista completa dos vencedores
PARCEIROS
- Terça-feira, 15 de Setembro de 2026
- Cinema O que acontece em Atraídos pelo Destino 2? Livro revela futuro de Marfil e Sebastián Com foto Com vídeo
- Cinema Neagley: Série derivada fará grande mudança nos livros de Reacher; entenda Com foto Com vídeo
- Cinema Emmy 2026: Veja a lista completa dos vencedores Com foto Com vídeo
- Cinema Emmy 2026: Onde assistir às séries vencedoras Com foto Com vídeo
- Cinema Reacher: Que horas estreia o 8º e último episódio da 4ª temporada no Prime Video? Com foto Com vídeo
- Cinema As Amigas do Clube: Quem pode voltar e o que esperar da 2ª temporada? Com foto Com vídeo
- Cinema O Mentalista final explicado: Jane e Lisbon ficam juntos? Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio




