Homenagem | Com Sesc | 28/09/2019 13h52

Sesc Camillo Boni realiza atividades em homenagem ao Dia do Idoso

Compartilhe:

Na terça-feira, dia 1 de outubro, é comemorado o Dia do Idoso, uma fatia da população que se torna cada vez mais expressiva e um público para o qual o Serviço Social do Comércio (Sesc) se volta com atenção especial, proporcionando uma série de atividades que contribuem para a socialização, saúde e qualidade de vida, de um modo geral. Na unidade Camillo Boni são mais de 200 idosos participando sistematicamente das oficinas e práticas esportivas, alguns frequentadores assíduos há várias décadas.

“A missão do Sesc é qualificar o comerciário para a conquista da qualidade de vida. Neste sentido, temos um olhar especial para nossa clientela idosa, como nossa expectativa de vida tem aumentado, todos almejamos chegar à melhor idade com qualidade de vida e para isso e estar em movimento é fundamental para atingir este objetivo. As ações do Sesc Camillo Boni tem grande aderência do público idoso”, diz a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

Direcionamento alinhado com a evolução populacional. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no País tem aumentado ano a ano, se aproximando de 76 anos de idade no ano de 2017, quando três décadas antes era de apenas 45,5 anos.

Dentre os trabalhos desenvolvidos no Sesc Camillo Boni com o grupo da Melhor Idade estão Canto Coral, Quadradinhos, Dança Coreografada, Intergeracional, Troca de Saberes, Rodas de Leituras, Idiomas, Vôlei Adaptado, Ginástica Mix, Customização de roupas e Encontros Comemorativos.

São ações que integram e inserem a prática de atividades físicas na rotina dos idosos. Os Quadradinhos da Amizade, por exemplo, são confeccionados em lã, medindo 20 cm por 20 cm, depois transformados em colchas para doação às Instituições que trabalham em sistemas de moradias com idosos, crianças e adolescentes, uma forma de valorizar as habilidades manuais dos participantes que também têm momento de interação. Já o vôlei adaptado é um dos esportes mais praticados pelos idosos por envolver pouco contato físico e chances reduzidas de lesões.

Desde 2012 atuando junto ao grupo, a psicóloga Marialva Domingues, analisa do Sesc Camillo Boni, explica que as atividades têm papel fundamental na socialização. “Muitas vezes o idoso chega com perdas e esse momento da vida é ressignificado. Muitas vezes recebemos idosos por recomendação médica e percebemos nitidamente a melhora. Trabalhamos de forma muito intensa exercitando a memória dos idosos em atividades em grupo, por meio de jogos, teatro e atividades musicais”.

Serviço – Para se inscrever no Grupo, é preciso ter mais de 60 anos, ir até a Central de Relacionamento do Sesc, com documentos pessoais, comprovante de renda e um comprovante de endereços, para que seja feito o Cartão Sesc para usuário parceiro e o idoso escolha a atividade social da qual deseja participar O Sesc Camillo Boni está localizado na avenida Afonso Pena, 3.469 – Jardim dos Estados. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS