Pontão de Cultura Guaicuru homenageia Bertold Brecht com programação especial
O Pontão de Cultura Guaicuru realiza a partir desta segunda-feira (23) a Semana Brecht, em homenagem ao teatrólogo Bertold Brecht. A programação prevê até sexta-feira (27) uma série de cinco encontros onde serão abordados diferentes aspectos da obra do dramaturgo.
Eugen Berthold Friedrich Brecht (August, 10 de fevereiro de 1898 – Berlim, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, revolucionaram a prática da dramaturgia e da encenação, a função e o sentido social do teatro. Brecht concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.
A orientação dos encontros será da atriz, diretora e pesquisadora teatral Lígia Marina, da II Trupe de Choque (www.trupedechoque.org), de São Paulo. Como Contadora de Histórias e professora de Teatro e Filosofia Dialética, dialogou com as diversas periferias geográficas das cidades de São Paulo, Diadema e Guarulhos. Em 2009, esteve em Mato Grosso do Sul no Pontão Guaicuru e em Pontos de Cultura de Campo Grande, Nova Andradina, Dourados realizando oficinas e apresentando espetáculos para os para os participantes do Teatro no Ponto.
A programação da Semana BRECHT apresenta os seguintes temas:
- Dia 23 - Do épico ao dialético
- Dia 24 - Gestus e o corpo político
- Dia 25 - Dramaturgia brechtiana: da peça de espetáculo ao fragmento
- Dia 26 - A atualidade de Brecht: experimento sobre "Terror e miséria no III Reich'
- Dia 27 - Brecht ilumina o cinema e o cinema ilumina Brecht
-
Casadas e Caçadoras: Atriz revela que 2ª temporada terá morte chocante
Casadas e Caçadoras: Atriz revela que 2ª temporada terá morte chocante
-
Pantera Negra 3 ganha título e previsão para início das filmagens
Pantera Negra 3 ganha título e previsão para início das filmagens
-
Folia nos Bairros estreia no Guatós e abre programação pré-carnavalesca
A abertura contou com apresentações da Banda Manoel Florêncio, da Banda HP, da bateria da escola de samba
-
O Gerente da Noite: Quando estreiam todos os episódios da 2ª temporada
O Gerente da Noite: Quando estreiam todos os episódios da 2ª temporada
PARCEIROS
- Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026
- Geral Monarch ganhará série prelúdio focada em personagem de Wyatt Russell Com foto Com vídeo
- Geral Você tem menos de 15 dias para conferir uma das melhores séries da HBO Max Com foto Com vídeo
- Geral Casadas e Caçadoras: Atriz revela que 2ª temporada terá morte chocante Com foto Com vídeo
- Geral Jogos Vorazes: Jennifer Lawrence quebra silêncio sobre retorno como Katniss Com foto Com vídeo
- Geral O Gerente da Noite: Quando estreiam todos os episódios da 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Geral Stranger Things: Por que duas estrelas estão de fora do documentário da série Com foto Com vídeo
- Geral Verdade Silenciosa: novo dorama da Netflix aposta em mistério Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio




