Festa ‘Bon Odori’ resgata cultura oriental em Campo Grande
A Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira realiza em sua sede na Capital a 16ª edição da tradicional festa Bon Odori. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de agosto, a partir das 19h.
Reunindo em média 5 mil pessoas, a festa promove um resgate cultural, aproximando os imigrantes japoneses e seus descendentes aos seus ancestrais. De acordo com os organizadores, “Bon”, abreviatura de Urabon (em sânscrito, Ullambana), é o nome da cerimônia budista na qual os japoneses celebram a memória dos ancestrais e aprendem, com os ensinamentos de Buda, o sentimento de nascer e a verdadeira alegria da vida.
No folclore popular, a cerimônia é celebrada com uma dança, o “Bon Odori”, reunindo homens e mulheres que dão boas-vindas às almas dos falecidos, dançando ao ritmo da música. O ambiente é iluminado pelas luminárias chochim, tendo ao centro os tambores Yagura Daiko para que os presentes dancem ao ritmo do Tankobushi, compondo uma atmosfera tipicamente japonesa.
A festa relembra o ritual religioso praticado por agricultores do mundo antigo, no qual as pessoas, portando lanternas nas mãos e seguindo em procissão, rezavam e pediam aos deuses proteção às suas plantações, castigadas pelas fortes chuvas e ventos.
Nos estandes montados no local são vendidos pratos típicos brasileiros e japoneses, como o tradicional Okinawa Sobá, sushi, espetinho, pastéis, entre outros.
Serviço
O XXVI Bon Odori será realizado de 20 a 22 de agosto, a partir das 19h, na Sede Campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, localizada na BR- 262, km 02 (Saída para Três Lagoas).
Informações e vendas de ingressos: (67) 3321 3253
Da Redação
-
Tom Everett Scott entra para o elenco de prelúdio de Legalmente Loira
Tom Everett Scott entra para o elenco de prelúdio de Legalmente Loira
-
Sneaks: De Pisante Novo terá skatista Rayssa Leal como dubladora
Sneaks: De Pisante Novo terá skatista Rayssa Leal como dubladora
-
Orquestra Paranaibense de Flauta Doce realiza apresentação cultural
Orquestra Paranaibense de Flauta Doce realiza apresentação cultural
-
Vem aí a 7ª Edição do Festival Gastronômico: confira as atrações confirmadas
Vem aí a 7ª Edição do Festival Gastronômico: confira as atrações
PARCEIROS

- Quinta-feira, 27 de Março de 2025
- Geral Sneaks: De Pisante Novo terá skatista Rayssa Leal como dubladora Com foto Com vídeo
- Geral Sony Pictures revela pôster do novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado Com foto Com vídeo
- Geral Teaser inédito de Quarteto Fantástico faz contagem regressiva para lançamento Com foto Com vídeo
- Geral Estrutura para a “Festa do Peixe” já está sendo montada na Av João Selvírio Com foto Com vídeo
- Geral Orquestra Paranaibense de Flauta Doce realiza apresentação cultural Com foto Com vídeo
- Geral Reunião em Corumbá discute propostas para realização do Festival América do Sul Com foto Com vídeo
- Gastronomia Vem aí a 7ª Edição do Festival Gastronômico: confira as atrações confirmadas Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio