Confira a homenagem do dia do "Arquiteto"
Hoje (01/07), é comemorado o dia do “Arquiteto”, uns dos colaboradores diretos da cultura.
Um arquiteto, é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto também envolve desenhos do espaço habitado, como o urbanismo, paisagismo, e diversas formas de design.
No solo sul-mato-grossense é possível apreciar bem o trabalho destes profissionais. Corumbá abriga até hoje prédios históricos, que foram cenários da Guerra do Paraguai.
Essas expressões arquitetônicas, relatam a história do lugar. Em Corumbá, o Casario do Porto, em frente ao cais, é o maior conjunto preservado de prédios e casarões históricos do Estado. No total, são cerca de 80 imóveis do século 19, com influência da arquitetura européia.
Em Três Lagoas, a arquitetura da Igreja Santo Antônio também faz parte da cultura, foi um dos primeiros prédios da cidade, além de abrigar várias histórias e causos.
Na Capital, a antiga Pensão Pimentel, mais conhecida como Morada dos Baís, foi tombada em 1993 como patrimônio cultural.
A arquitetura do lugar guarda uma história. O prédio foi construído por etapas entre os anos de 1913 e 1918, e foi o primeiro sobrado de Campo Grande.
Durante 20 nos o comerciante italiano, Bernardo Franco Baís residiu no lugar com sua família. Em 1938, após sua morte, o sobrado passou a ser pernoite de viajantes, e começou a ser chamada de “Pensão Pimentel”, que permaneceu com o posto até 1979. Depois o espaço abrigou vários comércios, até ser reformado e transformado de novo na “Morada dos Baís”.
O prédio eclético foi projetado pelo engenheiro arquiteto, José Pandiá Calógeras e edificado pelo construtor italiano Mathias.
No dia do arquiteto, que é um contribuinte da cultura, o site “Ensaio Geral”, parabeniza a todos os arquitetos que contribuem a cada dia para o crescimento da história e da cultura local, em especial aos arquitetos, “Regina Maura Lopes Couto, Fernando Antônio Castilho e Mário Sérgio Sobral Costa”, pela reestruturação do patrimônio histórico de Campo Grande, a “Morada dos Baís”.
Por Gilzânio Rodrigues
-
5ª e última temporada de Você ganha primeiro trailer; assista
5ª e última temporada de Você ganha primeiro trailer; assista
-
Sintonia, Cobra Kai e mais! Os lançamentos de fevereiro da Netflix
Sintonia, Cobra Kai e mais! Os lançamentos de fevereiro da Netflix
-
Wandinha: Todos os personagens que NÃO vão retornar na 2ª temporada
Wandinha: Todos os personagens que NÃO vão retornar na 2ª temporada
-
Com Carinho, Kitty: Criador explica por que Kitty e Min Ho não se beijaram
Com Carinho, Kitty: Criador explica por que Kitty e Min Ho não se beijaram
PARCEIROS

- Domingo, 09 de Fevereiro de 2025
- Geral 5ª e última temporada de Você ganha primeiro trailer; assista Com foto Com vídeo
- Cinema Ainda Estou Aqui conquista o topo da bilheteria brasileira Com foto Com vídeo
- Carnaval Carnaval de Campo Grande deve movimentar R$ 24 milhões na economia Com foto Com vídeo
- Geral Wandinha: Todos os personagens que NÃO vão retornar na 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Geral Com Carinho, Kitty: Criador explica por que Kitty e Min Ho não se beijaram Com foto Com vídeo
- Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
- Geral É oficial! Sonic 4 será lançado em 2027 Com foto Com vídeo
- Geral Sintonia, Cobra Kai e mais! Os lançamentos de fevereiro da Netflix Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio