Projeto Ava Marandu reúne artistas em homenagem a cultura indígena
O show “Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani” movimenta a Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, no sábado (15), a partir das 17h. Entre as várias atrações que celebram o sucesso do Projeto Ava Marandu, desenvolvido pelo Pontão de Cultura Guaicuru, estão shows de Milton Nascimento, Nação Zumbi, Tambores do Tocantins e dos artistas regionais Dino Rocha, Geraldo Espíndola, Paulo Simões, André Stábile (Curimba), Tostão e Guarani, Melissa Azevedo, entre outros. A entrada é gratuita.
Ava Marandu – Os Guarani Convidam envolveu a cooperação de governos, sociedade civil organizada e as Nações Unidas em uma causa com grande repercussão no mundo de hoje: os direitos humanos e a sustentabilidade em bases culturalmente diferenciadas dos povos indígenas.
Realizado entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2010, o projeto reúne atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos Povos Guarani. O foco da iniciativa é sensibilizar a população em geral para as gravíssimas violações dos direitos humanos que afligem, com grande repercussão, os Guarani, Kaiowa e Ñandeva de Mato Grosso do Sul, uma população superior a 40.000 pessoas.
O Pontão de Cultura visa promover a reflexão sobre o confinamento social e cultural que aflige especialmente essas etnias e incidir, por meio da valorização cultural, a autoestima dos jovens. Insere-se no esforço de fortalecer a identidade étnica e o protagonismo dos Kaiowa e Ñandeva, informa os não índios sobre a cultura indígena, suas tradições e conhecimentos, e dá a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências entre os Guarani e a população não indígena.
Milton Nascimento
Milton Nascimento é um grande defensor dos direitos humanos. Atuou em marchas e produções em defesa das minorias do país, como é o caso do CD “Missa dos Quilombos”, de 1982, feito em parceria com Dom Pedro Casadáliga e Pedro Tierra e dedicado aos povos oprimidos de todo mundo, em um trabalho de relevância internacional.
Em 1990, inspirado em sua experiência com povos indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta, compôs o CD “TXAI”. Na trajetória do artista há também produções feitas com meninos carentes, como “Tambores de Minas” (2002) e “Ser Minas Tão Gerais” (2004).
Milton foi o primeiro brasileiro premiado pela entidade Rain Forest por sua atuação em movimentos ecológicos, em 1996.
Serviço
O Pontão de Cultura Guaicuru está localizado rua 13 de Maio, 727. Vila Santa Dorothéia. Mais informações: (67) 3026-6356 ou 3325-1121.
Da Redação
-
Na Tribuna, representante dos Blocos de Carnaval de Rua destaca importância, organização e ganhos para economia
Carnaval é patrimônio cultural e fortalece economia local
-
Escola Dominical pode ser declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul
Escola Bíblica pode se tornar patrimônio imaterial estadual
-
Game of Thrones: Sophie Turner não descarta retornar como Sansa Stark
Game of Thrones: Sophie Turner não descarta retornar como Sansa Stark
-
Marvel Zombies: Chefe da Marvel alimenta esperanças por 2ª temporada
Marvel Zombies: Chefe da Marvel alimenta esperanças por 2ª temporada
PARCEIROS
- Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
- Geral Stranger Things 5 se torna a 4ª série mais vista da história da Netflix Com foto Com vídeo
- Geral Landman: Billy Bob Thornton vai deixar a série? Ator quebra o silêncio Com foto Com vídeo
- Geral Marvel Zombies: Chefe da Marvel alimenta esperanças por 2ª temporada Com foto Com vídeo
- Geral Game of Thrones: Sophie Turner não descarta retornar como Sansa Stark Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
- Audiovisual Belas Maldições: Prime Video revela data de estreia da 3ª temporada Com foto Com vídeo
- Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026
- Carnaval Economia criativa ganha espaço na programação de Carnaval em Bonito Com foto Com vídeo
- Carnaval Na Tribuna, representante dos Blocos de Carnaval de Rua destaca importância, organização e ganhos para economia Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio



