Simpósio de Educação Patrimonial vai reunir educadores e agentes
Como parte da programação da 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, o 15º Simpósio de Educação Patrimonial, que vai ser realizado nos dias 14 e 15 de agosto, vai reunir educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o estado. O evento acontece no Auditório Arq. Jurandir Nogueira (UFMS) – R. UFMS, s/n – Vila Olinda (obs.: em frente à antiga Reitoria da UFMS).
Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, a edição de 2025 da Jornada propõe um olhar para as raízes culturais do estado, abrangendo desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirma que “a Jornada é uma oportunidade única para que cada cidade mostre seus valores culturais e fortaleça o vínculo da comunidade com sua história. Nossa intenção é construir uma política pública de memória e educação patrimonial descentralizada, viva e participativa. Convidamos todos os municípios a se engajarem e fazerem parte dessa construção coletiva”.
A abertura do Simpósio será no dia 14 de agosto, às 8 horas, com a participação de Eduardo Mendes – Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de MS, Melly Sena – Diretora de Memória e Patrimônio Cultural/FCMS e João Santos – Superintendente do IPHAN/MS). Haverá uma apresentação cultural do Grupo Senta que o Leão é Manso e Aves Pantaneiras.
Ao longo do dia e também no dia seguinte serão realizadas diversas palestras com temática envolvendo a Educação Patrimonial, com a participação da Semed, Planurb, Uniderp, UFMS, Unigran, UEMS e SED, entre outras instituições.
O encerramento do Simpósio será no dia 15 de agosto, no período da tarde, com a Oficina de Inventário Participativo e outras metodologias pedagógicas como ferramenta de educação patrimonial, direcionada a professores da educação básica e do ensino superior. Os palestrantes serão Danilo Gustavo Silveira Asp, historiador, Analista da COGEDU/DAFE – Iphan e Kleber de Souza Mateus, arquivista, Chefe de Serviço de Formação e Escola de Governo da COGEDU/DAFE – Iphan.
Confira a programação completa clicando AQUI.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: patrimonioculturalfcms@fcms.ms.gov.br ou pelo telefone/whatsapp (67) 3316-9155.
-
Wandinha, Ginny & Georgia e mais: Netflix revela séries que ficam fora do calendário de 2026
Wandinha, Ginny & Georgia e mais: Netflix revela séries que ficam fora do calendário de 2026
-
PrefCG abre inscrições para aulas gratuitas de teclado
As aulas terão início no dia 10 de março
-
Sesc MS leva shows, cultura e serviços gratuitos ao Delas Day 2026
Sesc MS leva shows, cultura e serviços gratuitos ao Delas Day 2026
-
Até o Último Samurai terá 2ª temporada? Netflix revela destino da série
Até o Último Samurai terá 2ª temporada? Netflix revela destino da série
PARCEIROS
- Domingo, 08 de Março de 2026
- Carnaval Show do Projeto Sola leva música e teologia reformada Com foto Com vídeo
- Artesanato Semana do Artesão reafirma identidade cultural e fortalece economia criativa de MS Com foto Com vídeo
- Geral Abertura da Maratona de Ovos de Páscoa acontece nesta segunda-feira Com foto Com vídeo
- Geral Sesc MS leva shows, cultura e serviços gratuitos ao Delas Day 2026 Com foto Com vídeo
- Fotografia MIS reabre as portas com exposição sobre a memória da fotografia de MS Com foto Com vídeo
- Sábado, 07 de Março de 2026
- Música PrefCG abre inscrições para aulas gratuitas de teclado Com foto Com vídeo
- Outros Mutirão Cidade Limpa começa no bairro Nova Aquidauana Com foto Com vídeo
Tweets by geral_ensaio




