Geral | Da redação | 04/02/2016 13h33

Sesi leva atendimento a 2,1 mil crianças de 18 cidades

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As ações desenvolvidas pelas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi transcendem a estrutura física que disponibiliza livros, vídeos e computadores, chegando às creches e aos Ceinfs (Centros de Educação de Infantil), onde contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças com idades entre 0 e 6 anos, a chamada 1ª infância. No ano passado, 2.118 crianças foram atendidas gratuitamente por meio das ações desenvolvidas pelas equipes de monitores de 20 bibliotecas de 18 cidades, beneficiando 31 creches e Ceinfs.

Participam ativamente do trabalho as bibliotecas dos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Campo Grande, Coxim, Caracol, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Inocência, Porto Murtinho, Nioaque, Nova Andradina, Riba do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde e Três Lagoas. De acordo com a gerente de educação do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, por meio de visitas semanais em creches e Ceinfs os monitores atuam com crianças nos eixos: afeto, literatura, saúde, brincar/construir e música.

“Esse projeto favorece o desenvolvimento dos canais das aprendizagens infantis, pois, por meio de atividades lúdicas e criativas, estimulam o pensar, o fazer e o sentir desde a mais nova idade. Quanto mais estimulamos as crianças pequenas, melhores chances de desenvolvimento elas adquirem. Proporcionar este tipo de trabalho junto às creches é ter a certeza que estamos colaborando diretamente no desenvolvimento dos futuros cidadãos do nosso Estado”, detalhou Simone Cruz.

Eixos

No Eixo Afeto, o intuito é preparar o bebê e a criança para aprender a conhecer os símbolos e responder aos estímulos do mundo. A qualidade das primeiras relações afetivas da criança vai determinar o ritmo e possibilidade de suas aprendizagens e a construção das relações interpessoais pelo resto de sua vida escolar. O afeto recebido em casa e nas escolas de educação infantil é decisivo para o desenvolvimento saudável.

Por meio do Eixo Literatura, o bebê tem contato e estímulos variados, que depois vão ajudá-lo a escutar o adulto contar-lhe histórias e, consequentemente, passarão a relacionar as figuras aos seus nomes, ampliando suas relações sociais e vocabulário. Além disso, passam a conhecer a existência das letras e aos poucos percebem que elas formam palavras. “Os livros têm a função fundamental de formar o imaginário da criança”, disse Simone Cruz.

No Eixo Saúde, a equipe promove ações de higiene, prevenção de doenças e de acidentes por meio da realização de atividades que busquem o crescimento e o desenvolvimento da criança de forma integral, considerando que muitas crianças permanecem grande parte do seu dia nas creches e Ceinfs é importante oferecer-lhes ambiente e relação saudável.

No Eixo Brincar/Construir, a gerente de educação do Sesi salientou que pesquisas desenvolvidas demonstram que a afetividade e o vínculo são absolutamente necessários para um desenvolvimento saudável e criativo, assim como, a valorização daquilo que a criança sabe fazer de melhor, que é brincar e criar. “Brincar está entre as melhores ferramentas para o alcance de uma educação integral. Os benefícios do brincar levam à reflexão de que as experiências da infância são únicas e insubstituíveis”, apontou Simone Cruz.

Ainda bebês as crianças também são apresentadas aos jogos de encaixe, benéficos por desenvolverem noções de espaço, sequência lógica, tamanho, trabalham a motricidade e a coordenação motora. No Eixo Música, é trabalhado a sensibilidade, a percepção e receptividade aos sons, promovendo o desenvolvimento afetivo, conhecimento musical e apreciação dos sons que estão no seu entorno e no mundo.

Satisfação

Para as monitoras envolvidas no trabalho, o contato com crianças tão pequenas e os resultados obtidos emocionam. “Eu sinto um prazer enorme quando entro na sala e as crianças vem correndo ao meu encontro. Elas já chegam com várias perguntas: tia vai contar história? Vamos brincar de roda? É bom demais e, principalmente, quando a professora agradece pelo meu trabalho, assim tenho certeza que o projeto está obtendo resultado”, declarou a monitora Maria Regina Lacerda, que atua na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Aparecida do Taboado.

Para Eliane Montanari, professora de Educação Infantil em Aparecida do Taboado, o convite ao exercício da criatividade é algo presente no trabalho desenvolvido. “A monitora Maria Regina traz a oportunidade para as crianças criarem livremente, imaginar, expressar e fazer as descobertas por meio das brincadeiras do faz de conta, com bonecas, carrinhos e fotografia. Tudo isso também favorecem e estimulam a comunicação. Hoje, percebo que as crianças estão mais desinibidas, espero que tenha continuidade a nossa parceria com o projeto da 1ª Infância”, disse ela, que trabalha com crianças de 0 a 2 anos de idade.

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