Geral | Da redação | 20/12/2016 15h11

Proposta transforma Autocine em corredor gastronômico na UFMS

Compartilhe:

O reitor da UFMS, Marcelo Turine se reuniu, nesta segunda-feira (19), com o Deputado Federal Elizeu Dionizio (SD), para discutir parcerias para implantação de um centro cultural no campus de Campo Grande. Também participou da reunião o ouvidor da UFMS, Fernando Lopes Nogueira.

A ideia discutida na reunião foi a de transformar área do Autocine da UFMS em um grande espaço de cultura com palco para apresentação de shows e área voltada para alimentação. Conta o Deputado que a partir da lei municipal nº 5.414/2014, que institui um regime fiscal especial em loteamentos urbanos com objetivo de criar um Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural, é possível viabilizar o projeto de revitalização do Autocine, atraindo novos parceiros e comerciantes .

“A proposta é fazer do Autocine da UFMS uma arena de cultura, com espaço para trailers de comida e palco para apresentações culturais. Faremos essa transformação a partir da constituição de uma zona gastronômica espacial como ocorreu na rua Bom Pastor, em Campo Grande. A constituição dessa zona atrairá estabelecimento parceiros, pois ela garante uma condição fiscal diferenciada para empresas que atuam na área gastronômica”, explicou Elizeu.

Quem conhece a Avenida Bom Pastor sabe que a lei nº 5.414/2014 acabou se tornando um dispositivo de impulso para o fomento local. Uma vez criada pelo poder público, a “área gastronômico” recebe incentivo de diversos órgãos públicos para assegurar o livre trânsito de veículos e transeuntes; a segurança do local; a harmonia estética; a sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes apresentações musicais, poéticas e artísticas; festivais e encontros culturais, entre outras coisas.

Com a transformação do Autocine em uma dessas áreas, espera-se desenvolver a região em torno da universidade e oferecer a comunidade universitária um novo local de convívio. “Estamos buscando a viabilidade do projeto de revitalização do Autocine. Precisamos transformar aquele local, e fazer dele o coração da integração da UFMS com a sociedade de Campo Grande, por meio da cultura, da dança, do cinema, do teatro e muito mais. Vamos erguer um espaço que agregue valor ao movimento cultural de nossa cidade”, comentou o reitor Turine.

Na Câmara Municipal, o vereador eleito Junior Longo, será o articulador político do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS