Geral | Com Raquel de Souza Assessoria | 29/03/2025 07h32

Projeto transforma poesia em vídeos com declamações de crianças e adolescentes

Compartilhe:

Em um tempo em que o desinteresse pela leitura entre crianças e adolescentes desafia educadores, o projeto "Videopoemas Ilustrados" trouxe uma forma lúdica de gerar interesse pela poesia. Durante vários meses, oficinas de declamação foram ministradas a crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Cica MS), e o resultado final foram videopoemas declamados pelos alunos que se destacaram nessas atividades. O projeto teve financiamento da Lei Paulo Gustavo.

Os poemas selecionados fazem parte do livro "Brincando Qua's Palavras – Poesias de Crianças", fruto de um projeto da mesma idealizadora, Iara Vieira, que foi realizado também no Cica há 10 anos atrás. Na época, 50 crianças atendidas pela instituição elaboraram os textos e as ilustrações que compõem a obra. Agora, 10 anos depois, outros jovens tiveram a oportunidade de aprender como declamar esses poemas e gravá-los em estúdio.

O projeto contou com várias etapas, executadas durante cerca de sete meses: primeiro uma curadoria para seleção de 10 poemas, depois a oficina ministrada pela professora Bianca Danzi no Cica. Os melhores alunos foram, então, para o Estúdio Cigerza para gravar os videopoemas, tendo um contato real com a produção audiovisual. Para finalizar, os videopoemas foram exibidos em duas mostras, durante o mês de março, cada uma com 100 alunos, primeiro no Cica e depois na Escola Municipal Antônio José Paniago, no Jardim Itamaracá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS