Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 08/09/2015 16h39

Diversidade é tema do Seminário Cultura e Desenvolvimento

Compartilhe:

Diversidade cultural, comunicação e participação social serão temas de uma das oito mesas promovidas durante o Seminário Cultura e Desenvolvimento, que será realizado de 21 a 23 de setembro, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Ministério da Cultura e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento busca debater as conexões entre diversidade cultural e temas relevantes da atual agenda global. O seminário comemora os 70 anos da Unesco e os 10 anos da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

A mesa sobre diversidade cultural, comunicação e participação social será realizada no dia 23 de setembro, às 9h30, e será mediada pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes. A conversa, gratuita e aberta ao público por meio de inscrições prévias, contará também com participação do antropólogo José Jorge de Carvalho, responsável pelo projeto Encontro de Saberes, que leva mestres de cultura popular para darem aulas em universidades.

A partir desta terça-feira, o MinC divulga série de entrevistas com mediadores de mesas do seminário. Em entrevista, Ivana Bentes fala sobre a importância do evento, que defende ser uma forma "para pensar em um novo modelo de desenvolvimento que coloque a dimensão simbólica, econômica e cidadã da cultura como prioritária" e sobre a importância da diversidade cultural brasileira 

"A diversidade cultural é a real riqueza do Brasil. As experiências, práticas, metodologias, economias em torno da diversidade são o que de mais sofisticado temos para oferecer ao mundo", afirma Bentes. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS