Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 10/09/2015 17h25

Circuito Cultura Viva chega nesta quinta ao Paraguai

Compartilhe:

O Circuito Cultura Viva, iniciativa da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura que percorre cidades para ouvir demandas de redes culturais e estimular uma cogestão nas políticas públicas, chega, nesta quinta-feira (10), a Assunção, no Paraguai. Até o próximo domingo (13), a secretária da SCDC, Ivana Bentes, cumpre ampla agenda na cidade, que inclui reuniões com a Comissão da Diversidade Cultural do Mercosul e com coletivos e redes de cultura livre do país. 

Na manhã desta quinta-feira, durante a reunião da Comissão da Diversidade Cultural do Mercosul, foram debatidos diversos temas, entre eles, o documento Diversidade Cultural a partir da perspectiva do Venezuelano; políticas linguísticas, culturais, de educação e indígenas; e a adesão do Mercosul à Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de 2005 sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais, entre outros. 

A Convenção foi aprovada, em Paris, durante a 33ª Conferência Geral da Unesco. O documento visa, principalmente, orientar e estimular os países na elaboração e implementação de políticas culturais necessárias à proteção e à promoção da diversidade cultural.

O Brasil, à época sob a gestão do ministro Gilberto Gil no Ministério da Cultura (MinC), teve papel fundamental na negociação e na aprovação dessa Convenção. Desde então, a Convenção tem balizado todas as ações desenvolvidas e implementadas pelo MinC, tornando-se um importante marco legal para o tema. O Brasil ratificou a Convenção em 2006.

Na próxima sexta-feira (11), Ivana Bentes participa de reuniões que tratarão da década dos afrodescendentes e do mapeamento da diversidade cultural da região, entre outros temas.  No sábado (12), a secretária participa de debates sobre as novas experiências em construção de defesa da diversidade sexual. Também está prevista reunião com a Secretaria Nacional de Cultura de Paraguai. Por fim, no domingo (13/09), haverá Reunião com coletivos e redes de cultura livre do Paraguai. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS