Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 15/10/2015 10h35

Brinquedoteca da UEMS contribui para comunidade escolar de Maracaju

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O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), oferecido em Maracaju, conta com uma brinquedoteca, espaço considerado um importante recurso para os acadêmicos e professores tanto da Unidade quanto das escolas locais.

A brinquedoteca pode ser definida como um laboratório para os professores se reunirem e desenvolverem projetos voltados para a educação infantil e ensino fundamental. São dezenas de brinquedos educativos, recursos pedagógicos fundamentais para as aulas nas escolas públicas e particulares em que os egressos da UEMS atuarão profissionalmente. Tudo que existe no local é fruto da dedicação dos professores e alunos, além de doações da comunidade.

Na brinquedoteca, os acadêmicos fazem materiais que levam para as escolas, servindo de recursos para as atividades de estágio. O local também serve de apoio para as estagiárias definirem estratégias para utilizar em sala de aula. “Aqui são confeccionados, com materiais recicláveis, recursos para as atividades lúdicas, como a contação de histórias, jogos de matemática, língua portuguesa, ciências. Nosso objetivo é fazer que as alunas da Pedagogia tenham melhor formação. A brinquedoteca é considerada um suporte fundamental para as ações das acadêmicas atendidas pela nossa unidade”, define a professora Almerinda Vieira Rodrigues, coordenadora da brinquedoteca.

Em Maracaju o curso de Pedagogia já formou 13 turmas, sendo que a primeira foi no ano de 2002. Hoje são cerca de 120 alunos que moram no município e cidades vizinhas como Sidrolândia e nas áreas rurais da região, incluindo aldeias indígenas, assentamentos e comunidades quilombolas.

As experiências desenvolvidas no local acabam despertando nos futuros profissionais o interesse pelas atividades que envolvem a brinquedoteca como instrumento para o ensino das crianças. O acervo existente na brinquedoteca cresce a cada dia, na medida em que as alunas e professoras que utilizam os recursos deixam ali os materiais que produzem para usar nas atividades de estágio.

Laudelina Sanabria Trindade registra os atendimentos feitos tanto para a comunidade quanto para os professores das escolas públicas e particulares de Maracaju, e ainda para as colegas de curso. Bolsista do PIBID, Laudelina diz que aumentou seu interesse pela Pedagogia atuando como voluntária na brinquedoteca. “Gosto muito deste local. Aprendo com cada um que vem aqui. Aprendo junto com os professores. E, desta forma, a cada dia, me encanto com a profissão que escolhi pois eles me aproximam de situações que encontrarei nas escolas quando me formar”, relata a acadêmica que já recebeu convites para trabalhar em algumas escolas de Maracaju depois de desenvolver atividades de estágio utilizando os recursos da brinquedoteca.

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