Geral | Com Prefeitura de Brasilândia | 07/12/2024 07h52

Brasilândia Celebra a VII Diáspora Africana e o VI Concurso Miss e Mister

Compartilhe:

Tapete vermelho, luzes e uma decoração repleta de informações sobre a história do povo negro marcaram a Concha Acústica, na Praça Santa Maria. O local foi o cenário da VII Diáspora Africana e do VI Concurso Miss e Mister Beleza Negra.

O evento, organizado pela comunidade da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, contou com o apoio da Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Lei Paulo Gustavo, além do comércio local e da sociedade civil.

O prefeito Dr. Antonio Thiago, acompanhado de sua esposa, a psicóloga Cibele Thiago, esteve presente na celebração. Em sua fala, destacou a importância de eventos como este para a conscientização da população sobre a igualdade racial.

Apresentações
O público foi brindado com diversas apresentações, incluindo o Zumba Kids, coordenado pela professora Eliane Francé, e uma exibição dos alunos da APAE. Liderados pela professora de música Suellen Estevam, eles tocaram tambores feitos de vasilhames plásticos, surpreendendo com a harmonia apresentada.

Os estudantes também participaram com declamações de poemas, e a professora Suellen encantou a todos ao interpretar sucessos de artistas como Tina Turner, Irene Cara, Sandra de Sá e Freddie Mercury, da banda Queen.

Concurso Miss e Mister Beleza Negra
O concurso foi dividido nas categorias Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, tanto masculino quanto feminino. As crianças e jovens desfilaram na passarela da Concha Acústica, com pinturas pelo rosto e corpo, e as meninas exibindo tranças e o famoso "black power" — símbolo do movimento negro.

Após a avaliação dos jurados, os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados. Os vencedores receberam faixas e os demais foram presenteados com mimos oferecidos pelos patrocinadores locais.

Consciência Negra
Durante a contagem dos pontos, a professora Marciana Santiago aproveitou a oportunidade para destacar aspectos importantes da história negra e a relevância da data como um momento de reflexão e debate sobre a consciência negra.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS